sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mobilidade urbana

O governo do Estado da Bahia está articulando com a Prefeitura de Salvador e empresas privadas vários projetos para a Copa do Mundo, como a mobilidade urbana, modernização da rede hoteleira, turismo, saúde e segurança pública.

Recordo que estudava na UCSAL nas dependências da Federação quando o engenheiro civil, na época secretário de Transportes de Salvador Horácio Brasil compareceu a Universidade para expor suas ideias e planos para o transporte de massa de Salvador,o que infelizmente não se concretizou naquela época.

E o governo anuncia o inicio do projeto básico do primeiro BRT que será iniciado ainda este mes e as obras estão previstas para serem iniciadas em Dezembro.

O projeto básico é fundamental para estabelecer os parâmetros para a execução da obra, que deverá ter a sua implantação iniciada em Dezembro 2010, após as eleições. O mencionado projeto será realizado através da Sedur/Conder, o grupo que vencer a licitação posterior a construção da obra elaborará o projeto executivo( esclareceu Graça Torreão)

É evidente que Salvador necessita de uma verdadeira revolução em seu sistema viário, é certo também que a primeira etapa do BRT abrange o trecho do Acesso Norte nas imediações da hoje Rótula do Abacaxi onde se integrará ao Metrô que chega a Estação da Lapa e vai até o Aeroporto.

Segundo farto noticiário da imprensa o valor a ser aplicado nas obras de mobilidade com aprovação de financiamento do BNDES alcança a cifra de R$541,80 milhões para um total a ser investido de R$570,31 milhões, ficando a diferença como contra partida do Estado.

A Assembleia Legislativa autorizou ao Estado tomar o empréstimo.

O Estado tem a ideia de dar prosseguimento ao projeto BRT, já nessa fase, dando uma abrangência metropolitana, levando até Portão no município de Lauro de Freitas, trecho de obra que deve ser pleiteado junto ao PAC 2.

Há poucos dias em entrevista dada pelo prefeito de Salvador João Henrique em programa na Rádio Sociedade da Bahia, deixou bastante claro que as obras dos corredores e ou vales de Salvador tem que ser realizadas, citando por exemplo as ações que ocorrerão na Avenida Vasco da Gama, que terá a cobertura do canal para uso de via de acesso exclusiva de onibus.

Voltarei a fazer a postagem desse assunto de grande interesse da população de Salvador e de todos nós baianos e certamente dos turistas e visitantes habituais.

"Bem antes de se falar em Copa do Mundo na Bahia os técnicos do Setps juntaram-se aos da Prefeitura de Salvador para a concepção de um sistema de transportes sobre pneus para uma cidade prestes a entrar em colapso na sua mobilidade. O Septs, em seguida, financiou o desenvolvimento do respectivo projeto básico doando-o a Prefeitura de Salvador pudesse ser aprovada nos imperativos critérios da FIFA, contando também com a ajuda do Estado.

O projeto do BRT não é um lobby do Setps. É uma realidade. Trata-se de uma alternativa viável, já positivamente aprovada e agora urgente para resolver o problema de mobilidade urbana(Horácio Brasil).

É bom lembrar que o financiamento para a mobilidade urbana de Salvador está intimamente ligado e atrelado a construção da nova Arena da Fonte Nova, para servir a Copa de 2014, com benefícios para todos.

Um comentário:

Cleber Santos disse...

Para aqueles que ainda acham que o SETPS não faz lobby pelo BRT (corredores de buzu) leiam a reportagem abaixo, publicada no Jornal A Tarde:

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf