Um dos grandes problemas das cidades é a falta de mobilidade em decorrência de um sistema viário caótico e que afligem cidades do porte de Ilhéus - Itabuna - Vitoria da Conquista - Feira e Salvador e todas elas precisam ser olhadas na busca de soluções pra já e de forma que solucione os problemas por alguns anos.
Neste comentário vou me ater com a capital da Bahia, Salvador onde estive recentemente e constatei que sua mobilidade se constitui um verdadeiro desafio, pois em se tratando da 3ª capital do país em população, com um crescimento fantástico na área imobiliária, com aumento considerável de veículos em circulação, não pode continuar tendo o mesmo sistema viário e em consequência inúmeros são os gargalos por toda a cidade.
Não vou extravasar extremadas acusações ou queixas contra governos passados e/ou contra os guetos do atraso e sim pedir a sensatez dos órgão que analisam os projetos, a colaboração aos ambientalistas de verdade, pois a cidade precisa não ter que parar ou ser travada.
Daí alguns questionamentos: Quais as reais necessidades de Salvador para que as pessoas possam deslocar-se e com isso produzirem mais?
Várias ações são necessárias e pra já ( a perda de tempo nas soluções é terrível, principalmente quando ousamos comparar com o tempo por exemplo que os japoneses resolvem seus problemas na área de mobilidade) e posso citar as seguintes;
O Metrô de Salvador precisa ser concluído na 1ª parte da 1ª etapa ( Lapa a Rótula do Abacaxi) e concluída a 2ª parte da 1ª etapa (existe estruturas construídas ao longo e margem da BR-324, sentido da Rótula do Abacaxi para Pirajá)que vai da Rótula do Abacaxi a Pirajá;
Tem que ser construída a Ferrovia de Pirajá a Paripe e de Paripe para Aratu e dai para Camaçari.
Entre os investimentos do PAC ( como demora de sair do papel) está a implantação de um sistema de Veículos Leves sobre Pneus (VLP) ou Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT) que precisa ser imediatamente definido, licitado e iniciada suas obras.
Esse meio de transporte deve ligar a Estação do Bonocô do Metrô ao Aeroporto passando pelo canteiro central da Avenida Paralela.
O grande e terrível agravante é fazer as obras saírem do papel.
Precisamos da Ponte de Salvador a Itaparica, com oito faixas de tráfego, ciclovia e com uma verdadeira revolução com os cuidados nos acessos tanto do lado de Salvador quanto do lado da ilha.
Precisamos de novas avenidas e ampliação das já existentes, da construção de novas passarelas, melhorias de sinalização e iluminação em alguns trechos ou locais, pois de uma forma geral a espinha dorsal do sistema viário de Salvador a Avenida Paralela é muito bem iluminada..
Voltarei em breve sobre assuntos pertinentes.
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