sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Últimas noticias de 2009 - 01

Governo começa o ano com o PAC da Mobilidade
Jornal do Brasil
BRASÍLIA - O governo federal vai começar a investir em infraestrutura já no primeiro trimestre desse ano, com o PAC da Mobilidade, para obras nas 12 cidades sedes da Copa de 2014. O objetivo será melhorias no trânsito das capitais e obras de ampliação do metrô.
Os dois principais coordenadores do PAC da Mobilidade são os ministros Marcio Fortes, das Cidades, e Orlando Silva, do Esporte, sob coordenação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Hotelaria
Segundo o ministro do Esporte, o governo federal fará também investimentos nos setores de hotelaria e infraestrutura aeroportuária.
– A infraestrutura brasileira será melhorada, sobretudo o sistema aeroportuário, que é fundamental para o sucesso da Copa. Teremos um impacto importantíssimo no transporte coletivo nas cidades que sediarão a Copa do Mundo – afirma o ministro.
Ele acredita que os eventos esportivos vão alavancar o turismo.
– O Brasil vive um momento mágico do ponto de vista internacional e dos grandes eventos esportivos. A Copa e as Olimpíadas (de 2016) vão fazer com que o esporte e turismo contribuam para o desenvolvimento do nosso país – diz Orlando Silva.
Transportes
O governo não está preocupado apenas em ajudar a CBF a promover uma bela festa para a Copa de 2014. O trânsito é um desafio. Daí ser prioridade, a partir deste ano, o PAC da Mobilidade Urbana, gerado no Ministério das Cidades.
Várias capitais sedes da Copa, por exemplo, já se interessam pelo Veículo Leve sobre Trilhos, tido como eficiente e ecológico. Outras reivindicam ampliação da linha de metrô. Em meados do ano passado, o ministro das Cidades, Marcio Fortes, informou ao JB que uma equipe sua já estudava o assunto na pasta, com avanços. Há possibilidade de parcerias entre União, estados e municípios.
– Temos um cobertor de recursos que não é tão grande assim. Vamos ver em cada cidade qual é a melhor intervenção e que tenha chance de terminar no prazo de execução, além de beneficiar o deslocamento de torcidas envolvendo aeroportos, hotéis e estádios – argumengou Fortes.
22:52 - 31/12/2009

Nenhum comentário: