segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mobilidade atual e o futuro que está chegando...

É verdade que apesar de muitos motoristas terem preferido usar a BR 324, quando deixaram Salvador em direção a cidades do interior, notadamente do baixo sul, do sul e até do centro oeste, além de outros estados; mesmo assim o transporte marítimo de travessia de Salvador para a Ilha de Itaparica, por meio de Ferry-boat e de lanchas, teve um intenso movimento com muitas horas de espera nas filas impressionantes e até inacreditáveis.

No retorno no dia de ontem, as estradas estavam com grande movimentação, principalmente a BR-324 e no outro lado da Baia de Todos os Santos, na ilha de Itaparica o registro das autoridades de tráfego dão conta que os veículos levavam mais de três horas e os pedestres até cinco horas para usarem o Ferry boat de Bom Despacho para São Joaquim, afora o tempo de navegabilidade em torno de 50 minutos à uma hora a mais. A demora para o embarque através de lanchas durou em filas até sete horas.

Falência do sistema de transporte? Nada disso. É a prova mais cabal, o retrato mais honesto da real necessidade da mega obra da Ponte de Salvador a ilha de Itaparica, que realmente servirá para reformular os conceitos de viagens, pois 14 km de Ponte, com vias de acessos e entornos construídos de maneira a atender a grandes demandas e picos de tráfego será questão de no máximo entre 15 a 20 minutos.

Essa Ponte encurtará caminhos, aumentará o fluxo de turismo, será um marco para o desenvolvimento de todos os municípios que sofrerão influência de sua existência, é o assegurado crescimento de empresas de serviços e de comercio, será o inicio do crescimento de zonas residenciais na ilha, enfim é o progresso sustentável que irá beneficiar milhões de pessoas.

Como o governador Wagner tem disposição, coragem para enfrentar desafios, acreditamos que as medidas iniciais para a construção desse grande empreendimento serão tomadas até porque sua realização é questão de tempo.

Nenhum comentário: