terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Governo regulariza mais de 100 propriedades no Parque do Conduru
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) já regularizou 101 propriedades rurais - 67 posseiros e 34 proprietários - que fazem parte do Parque da Serra do Conduru, localizado nas áreas dos municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré.
A regularização busca conservar os remanescentes de Mata Atlântica na região e faz parte das ações desenvolvidas pela Sema na promoção do desenvolvimento sustentável no estado.

A conservação das florestas das Serras do Conduru e do Capitão, localizadas na área do parque, permite manter a qualidade e a oferta regular de água para os municípios da região, visto que o parque abriga as nascentes de 30 rios e riachos.
De acordo coma assessora especial da Sema, Tatiana Matos, em uma área de 9,2 mil hectares, já foram indenizados cerca de 4,5 mil hectares, quase metade do total. “Para que possa ser feita a indenização, precisa-se de uma boa instrução. É exigida uma série de documentos do imóvel, dos proprietários e dos posseiros para que haja o pagamento e a lavratura da escritura pública”, diz.

Segundo Tatiana, com a indenização – incorporação dos imóveis inseridos na área do parque ao patrimônio público – o Governo dá um grande passo para a manutenção do equilíbrio ecológico do parque e da preservação da biodiversidade local.

Caracterizada por uma floresta densa, a vegetação do Parque do Conduru abriga mais de 450 espécies diferentes de árvores por hectare, um dos mais elevados índices de biodiversidade do mundo. A área representa um dos mais importantes blocos de remanescentes florestais de Mata Atlântica da costa nordestina.

Texto:AGECOM

Nenhum comentário: