domingo, 2 de agosto de 2009

Mobilidade Viária

As grandes cidades com enormes quantidades de veículos, com engarrafamentos monumentais, tem que a curto prazo reorganizar seus sistemas viários e planejar buscando com os projetos prontos os recursos públicos e privados em parceria ou não o envolvimento total para mudar a geografia urbana das metrópoles.
Temos que pensar nas construções de metrôs, viadutos, elevados, entornos, pistas exclusivas de onibus, aberturas de novas avenidas, praças e jardins e tudo necessário a expansão dessas grandes cidades.
No Brasil de hoje, temos em construções Metrôs em São Paulo - Rio de Janeiro - Recife - Curitiba - Fortaleza - Salvador - Porto Alegre e Distrito Federal.
E isso resolverá os problemas? Claro que não; entretanto é uma das parcelas da grande somatória das medidas que tem de ser adotadas.
Mais vamos nesse comentário- apelo falar de Salvador, que mesmo conseguindo concluir as etapas do Metrô Lapa/ Rótula do Abacaxi e daí a Pirajá, tem a necessidade de reequipar e requalificar totalmente a linha férrea da Calçada a Paripe e fazer uma ligação ferroviária dessa localidade até Pirajá, com estação de transbordo e tudo como mando o figurino.
Como já comentei e afirmei por inúmeras vezes, precisamos da abertura de novas avenidas ligando a Avenida Paralela a Orla de Salvador e ligando a Paralela a BR324 e a suburbana.
Sonhador, maluco, ilusionista?
Lamento por não ser nada disso e sim pensargrande, com ousadia, com coragem e sabendo que minha visão tem que alcançar além do horizonte, pois o amanhã será outro dia e a tecnologia, a ciência como um todo nos dará as soluções( mais isso é outra conversa).
Sabemos que o automóvel é uma necessidade e não um luxo, mais está virando um inimigo da saúde das pessoas, que continuam se deslocando de carro para curtas distâncias em decorências do péssimos serviços de transportes coletivos ou pela falta de segurança que não nos permite andar a pé.
É preciso com urgência investimentos maciços para a aberturas de novas avenidas, vias exclusivas de onibus, principalmente partindo da espinha dorsal do sistema viário de Salvador, que é a Avenida Paralela.
o assunto é prá ontem!...
Politica a parte...não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.
Aqui em Ilhéus a "coisa" ainda é pior uma ponte construida há mais de 40 anos, continua sendo o único meio de ligação da ilha de Ilhéus ao Pontal e todos bairros do sul.
E os politicos de cabeça pequena, sem força, sem prestigio, mentindo as vezes, afora aqueles saudosistas que pensam em até transportar passageiros em barcos do Pontal para o Centro.
Favor não sorrir...pois Ilhéus é diferente, como diz um amigo que vivencia há muitos anos as opiniões desse povo.
Requalificar totalmente a Avenida Soares Lopes, é uma necessidade, pois além de nunca ter sido concluída em seu projeto, é hoje ultrapassada e sem a serventia para sua população que assiste o progresso chegar a outros lugares e a estagnação fazer daqui sua residência e domicilio.

Nenhum comentário: