
As razões são várias e para principio de conversa Ilhéus é uma cidade boitezada (palavra originada de Boite), pois vive na penumbra, às escuras em seus principais logradouro públicos e nas poucas praças existentes...e conforme dados oficiais do ano de 2008 anotavam como portões de entradas de turistas na Bahia, as seguintes cidades:
Salvador com 28,8% - Porto Seguro com 10,8% e demais cidades 60,4%.
É bom ressalvar que os principais destinos independente dos portões de entradas foram: Salvador com 60% - Porto Seguro 16,1% - Mata de São João (envolvendo Praia do Forte, Sauipe, Imbassai e outras) com 4,5% - Cairu com 4,2% (incluindo Morro de São Paulo) - Ilhéus 2,6% - Itaparica 0,8% - Itacaré 0,7% e os outros aproximados 11% para as demais cidades.
E pelo que se tem percebido em Ilhéus em 2009 e no ano em andamento não deve ter havido significante alteração no que concerne ao recebimento de visitantes.
As razões são várias: além das belas praias e da magnifica visão dos elevados, Ilhéus carece de uma boa estrutura receptiva em Aeroporto e Porto, o primeiro com acanhada estação de passageiros e o segundo nem isso possui e o que é efetivamente muito pior, nem sempre nem a qualquer hora o Aeroporto funciona.
Afora tudo isso, a cidade não tem vida noturna, sua iluminação pública é deficiente até em suas principais avenidas, é difícil imaginar a carência de belvederes e mirantes, tráfego desorganizado, limpeza pública ruim. falta equipamentos como Shopping Center, Parques da Cidade, Zoológicos, Pavilhão de Feira, cabanas de praias modernas, avançadas e com serviços de primeira, falta de competições desportivas em equipamentos modernos e confortáveis, enfim é praia e depois se envolver em lençóis.
Como por mais que demore de iniciar as obras, o Complexo Intermodal, constituído de Ferrovia, Aeroporto e Porto terão que ser construídos, somados a ZPE, duplicação da Rodovia Ilhéus a Itabuna, IFET e futuramente Universidade Federal e outros investimentos, é possível que a cidade venha a ter a necessidade de se adequar para receber visitantes e tente se preparar para tal.
Há previsão da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 no Brasil, trará milhares de turistas estrangeiros, afora os brasileiros que se deslocarão para as cidades sede, mas a distância de Ilhéus para Salvador, via aérea será certamente um grande convite para que os visitantes venham conhecer a terra de Jorge Amado e temos que nos preparar para isso.
É o momento de tentar se transformar Ilhéus efetivamente em cidade turística requalificando seu sistema Viário, construindo a Ponte Ilhéus ao Pontal e através de parceria público privada construir Marinas nesta cidade de tanto mar, resolver os esgotos que correm a céu aberto e lançados ao mar; cuidar do Morro de Pernambuco uma das maiores belezas de Ilhéus, iluminar a estrada Ilhéus a Olivença e transformar o referido balneário em coqueluche dos aqui residentes, dos passantes e visitantes, iluminar a baia do Pontal com holofotes em seus lados focando as águas do rio-mar.
Temos que acabar com essa conceituação que somos uma cidade turistica em vista de recebermos por determinadas épocas do ano passageiros em tráfego maritimo em cruzeiros, em que Ilhéus é apenas porto de passagem.
Precisamos realmente de atrativos que somados a grande beleza natural, tranforme essa indústria sem chaminés como uma fonte geradora de empregos e rendas e estamos conversados.
Gente, não venha com conversa de que falta recursos, pois o mundo capitalista investe em qualquer empreendimento que possa assegurar lucros e Ilhéus tem a natureza magnifica como moeda de troca e o resto é só planejar, ousar e pensar grande, esta é minha opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário