terça-feira, 3 de agosto de 2010

Japão conquista Copa do Mundo por Equipes de Judô
Japão vence Coreia do Sul na final.
A equipe brasileira, que disputou a terceira colocação com Portugal, conquistou fácil a medalha de bronze, depois de derrotar os portugueses por 4 x 0.

Dois países com tradicionais escolas de judô duelaram na final da I Copa do Mundo por Equipes de Judô. No confronto entre Japão e Coreia do Sul, deu Japão. Enquanto duas lutas terminaram empatadas, Masashi Nishyama e Yasuyuki Muneta garantiram as vitórias dos japoneses, confirmando o triunfo por 2 a 1.
Os sul-coreanos pontuaram devido à desclassificação do japonês Masahi Tomoushi.
A competição aconteceu na tarde de hoje, dia 31, no Centro de Convenções da Bahia.
A equipe brasileira, que disputou a terceira colocação com Portugal, conquistou fácil a medalha de bronze, depois de derrotar os portugueses por 4 x 0, uma - das cinco lutas que são disputadas entre as equipes - terminou empatada.
O baiano Maicon França, tricampeão brasileiro de judô, agradeceu pelo incentivo da torcida que compareceu à arena. “Fico feliz com a presença do público baiano, que veio prestigiar o judô, principalmente com a presença das crianças.”, disse o atleta, que dedicou a medalha à sua filha, Maitê.
Para o técnico da Seleção Brasileira de Judô, Luiz Shinohara, a competição teve um bom nível técnico. “Participaram da Copa alguns dos melhores atletas do Japão e da Coreia do Sul.
Foi um excelente preparatório para o Campeonato Mundial, que acontece em setembro, em Tóquio, no Japão”, elogiou Shinohara
Em três dias de competição a Copa do Mundo por Equipes contou com a participação dos principais judocas das seleções do Brasil, Japão, Coréia do Sul, França, Itália, Espanha, Portugal e Grã-Bretanha.
No total 80 judocas participaram da competição.

Campeonato Mundial -
De acordo com presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira, a estrutura da competição demonstra que Salvador tem capacidade de realizar grandes eventos esportivos. “A Copa do Mundo por Equipes faz parte de uma estratégia, que tem como objetivo maior trazer para a cidade o Campeonato Mundial de Judô por Equipes, que será realizado em 2012”, disse, confiante.

Também confiante na escolha de Salvador para sediar o campeonato mundial da categoria em 2012, o secretário Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconelos, afirmou que a Copa do Mundo por Equipes foi só o inicio de uma parceria entre o governo do estado e a Confederação Brasileira de Judô.
“Estamos trabalhando para construir um centro de excelência internacional para a prática do judô, que poderá ser em Lauro de Freitas. O objetivo é preparar nossos atletas para as Olimpíadas de 2016”, diz o secretário, que na cerimônia de premiação entregou as medalhas de ouro aos campões, os japoneses.

Candidatura - Um encontro entre representantes da Federação Internacional, entre eles o presidente da entidade, o romeno Marius Vizer, e da Federação Nacional de Judô com o governador Jaques Wagner e o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, ontem, dia 30, oficializou a candidatura de Salvador para sediar o Campeonato Mundial de Judô por Equipes.

Salvador concorre com mais três cidades para sediar o evento: Londres (Inglaterra), Moscou (Rússia) e Dubai (Emirados Árabes).
Em setembro, representantes do governo estadual fazem uma apresentação técnica em Tóquio (Japão) do projeto baiano para sediar o mundial de judô em 2012.
O resultado final deve ser divulgado em novembro.

Nenhum comentário: