segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Acontece em cidade grande e/ou em crescimento

Em cima: Mário Pessoa Em baixo: Baia do Pontal em Ilhéus.


Em Salvador antes do Estádio da Fonte Nova, existia o campo da Graça, no bairro do mesmo nome que se transformou em prédios residenciais em sua maioria, pois na época era considerada zona prioritária para morar, pelos bem situados financeiramente.

E o tempo passou...Salvador possuía clubes como o Bahiano de Tenis( Barra Avenida) Associação Atlética da Bahia (Barra) Clube Português (Pituba) , Clube Estância Campomar ( Piatã) e o Clube Espanhol (Ondina),além de outros mais.

Em decorrência de aperto financeiro esses clubes tiveram destinos diferentes : O Português, a beira do mar da Pituba, quebrou financeiramente, chegou a ser residência dos sem-tetos e hoje depois de demolição, há uma praça no que era seu espaço físico.

A Associação Atlética da Bahia (AAB) e o Bahiano de Ténis, tiveram melhores sorte e a AAB vendeu parte de seu terreno para construção de quatro torres com 176 apartamentos no Residencial Porto Condomínio Clube, com previsão de entrega neste mês e em troca a sede foi requalificada e encontra-se em fase conclusiva de obras.

O Clube Espanhol transformou-se em um canteiro de obras onde um Hotel, um Prédio Residencial Edifício Costa España e o clube ocuparão o espaço que antes pertencia ao clube.

E a bem da verdade pela sua posição geográfica estratégica, o Conjunto de Hotel, Edifício Residencial e Clube terão praia particular.

Agora o Campomar em Piatã segue o mesmo caminho e novos empreendimentos imobiliários acontecerão.

Conheço bem a AAB e a Estância Campomar(Patrimonial) pois fui sócio de ambos.

Toda conversa decorre do titulo do presente comentário em relação a Ilhéus.

Com o Complexo Intermodal, ZPE, duplicação da Rodovia Ilhéus a Itabuna, e outros empreendimentos e investimentos a região tenderá a desenvolver todos os vetores do seu existir e como tal o futebol terá que ter disponibilizado um novo e moderno estádio e o Mário Pessoa a exemplo do então tradicional campo da Graça em Salvador deverá ceder seu espaço a grandes investimentos imobiliários e não haverá razões impeditivas para a consumação dessa grande revitalização e requalificação do centro de Ilhéus.

O futuro é amanhã...Ilhéus vai crescer,acreditem ou não e os escritos aqui representam o futuro desta cidade de bela natureza e que falta plano, arrojo, coragem, vontade e de pensar grande.

É de bom tom afirmar que o rolo compressor do poder econômico na busca incessante do progresso já deve certamente ter vislumbrado essa área do estádio Mário Pessoa como um eixo para consolidar o desenvolvimento da cidade de Ilhéus.

E no futuro deixaremos de presenciar as águas estagnadas, fétidas, resultantes de chuvas e de falta de escoamento que tomam conta de todo o passeio que margeia o muro do estádio lado das atuais gerais.

É questão de tempo...Cadê o Programa de Desenvolvimento Urbano (PDU)?



Nenhum comentário: