A Economia do Estado da Bahia está crescendo e só para informações vou abordar pontos elucidativos de como anda nossa força produtiva e empregadora de mão de obra e o caso negativo com desemprego que bate em segmento industrial em Ilhéus.
Energia (I)
A Petrobrás em parceria com Statoil empresa da Noruega está perfurando há 60 milhas da Costa de Belmonte, com a plataforma SS-54 em busca de Petróleo e Gás e segundo informações tudo indica que pela caracteristica da formação rochosa encontrada no local a semelhança com a Bacia de Santos, faz se imaginar que teremos em breve o anuncio de poços produtivos.
Energia (II)
A Bahia vai gerar energia Elétrica a partir do lixo.
No segundo semestre de 2010 dentro do Aterro Sanitário Metropolitano, localizado na estrada Cia/Aeroporto,a empresa Termoverde Salvador vai usar o gás gerado pelo lixo para transforma-lo em energia elétrica beneficiando em torno de 300 mil pessoas.
A Termoverde está em fase de montagem da Usina e da Linha de Transmissão, empregará 300 pessoas e é a primeira empresa do Nordeste e a 3ª do Brasil que utiliza como matriz energética o lixo.
Energia (III)
A empresa francesa Alston, líder mundial em geração de energia, começará no próximo mês de Agosto a construir sua fábrica em Camaçari conforme protocolo assinado com o governo do Estado.
A empresa terá sua fábrica na Via Parafuso, em terreno de 50 mil metros quadrados e produzirá geradores de energia Eólica ( aerogeradores) e terá capacidade para atender a demanda do nordeste brasileiro.
A previsão é que o investimento atinja a 20 milhões de Euros.
Polo de Informática em Ilhéus
Criado na década de 90, em verdade sempre funcionou como montador e talvez por falha do Protocolo de Intenções, muitas empresas com o passar dos anos a medida que os benefícios com o diferimento e suspensão do ICMS, afora outras vantagens de isenção de impostos/tributos, chegava ao fim previsto no Termo assinado, muitas empresas transferiam suas sedes para outras cidades, notadamente do interior de Minas Gerais.
Com a Crise internacional sentida aqui no final do 2º semestre /2008 e durante o ano de 2009, a Economia do Polo de Informática de Ilhéus por trabalhar como montadora de partes e peças importadas de países da Ásia, EUA e alguns países da Europa sentiu o baque duramente, o que provocou fechamento de algumas empresas, perda de vagas de trabalho, queda de receita do ISS pela Prefeitura de Ilhéus.
É verdade que há muito tempo se sabe que só há um caminho, as empresas deixarem de trabalhar apenas em montagem e investir em pesquisas e desenvolvimento de soluções TI e Sofwares.
Agora mesmo é noticia em "O Tabuleiro" de que a principal empresa do ramo em Ilhéus a Bitway está em crise sem precedentes tendo inclusive demitido boa parte de seus 300 colaboradores empregados e isso está acontecendo com um empresário sério e militante há muitos anos no ramo.
Polo Graniteiro do Sul
Estudos prontos e implantação do Polo Graniteiro com localização certa e empresa constituída em julho/2009 com a denominação de Associação do Polo Graniteiro do Sul da Bahia - Agrasil, com objetivo de negócios:
"Minimizar as saidas de blocos brutos de granito, mármore e rochas, agregando valor aos produtos baianos.
Deverá funcionar com uma unidade de desdobramento, polimento, marmoaria e ovação de Containers, bem como um Show Room, onde serão expostas as rochas em comercialização.
A sua localização será em Itabuna e deve facilitar também a entrada dos blocos oriundos das jazidas, através da Ferrovia Oeste/Leste, bem como a saída de containers para o novo Porto Sul em Ilhéus,por onde serão realizadas as exportações.
Olhe aí mais uma vez a importância da Ferrovia Oeste/Leste e do Porto Sul no vetor desenvolvimento da Economia da Região.
Daí o slogan " Ferrovia Oeste/Leste e Porto Sul já".
Nenhum comentário:
Postar um comentário