sexta-feira, 2 de julho de 2010

Crescer é uma necessidade com pressa

O The New York Time considerou por duas vezes seguidas a Bahia entre os 31 lugares que as pessoas não podem deixar de visitar e com a excelência de ter sido o único estado brasileiro citado na mencionada lista à frente de Buenos Aires (ARG) - São Francisco (EUA) - Conpenhague (DIN) e Xangai (CHI).
E os principais destinos turísticos da Bahia conforme dados da FIPE ( Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas) são:
Salvador (60%) - Porto Seguro (16,1%) - Mata de São João, envolvendo Praia do Forte, Sauípe e Imbassaí (4,5%) - Cairú, envolvendo Morro de São Paulo (4,2%) - Ilhéus (2,6%) - Itaparica (0,8%) - Itacaré (0,7%) e outros (11,1%).
A ilha de Itaparica com dois municípios e distando 10 Km de Salvador , não recebe a influência dessa proximidade e demanda tendo em vista o registro de péssima infraestrutura, carência de meios de transportes de boa qualidade e tantas outras coisas mais que será razão de um exclusivo comentário sobre o assunto.
Vou adiante: é evidente que com a melhoria na Infraestrutura hoteleira visando a Copa de 2014, vai influenciar em muito o turismo e já há ações em investimentos com a implantação de novos equipamentos turísticos na Costa do Cacau, em decorrência da nova estrada que liga as cidades de Itacaré e Camamu, elemento de grande valor agregado para o crescimento da demanda de visitantes em Itacaré, Ilhéus e outras cidades da região.
Imagine quando a Ferrovia Oeste/Leste, o Porto Sul, o Aeroporto internacional, estiverem em franca atividade o quanto vai aumentar o movimento econômico - financeiro da região;
imagine quanto além do grande movimento em exportações e também em importação ocorrerá o crescimento do turismo de negócios;
imagine quando a Ponte de Salvador a ilha de Itaparica, integrante do Sistema Viário do Oeste vai contribuir para a chegada de novos empreendimentos em toda Bahia.
"Como perguntar não ofende" : O que tem feito o governo de Ilhéus visando esse futuro tão próximo?
Cadê o projeto da Ponte de Ilhéus ao Pontal?
Cadê o projeto da Requalificação da Avenida Soares Lopes?
Ouso afirmar é necessário mais pressa nas ações, o tempo não para e a existência do Homem é menos do que um milésimo de segundo de tempo do existir do município.
As pespectivas de nosso crescimento deixam claro que a Bahia será um futuro balcão de negócios e tudo isso com um turismo forte e para isso é importante que os órgãos competentes pela Segurança e Soberania nacional investigue as ONGS, empresas e outros setores que tentam travar o desenvolvimento, pois como diz Aurélio:
Segurança é o Estado, qualidade ou condição de seguro e que Soberania é a propriedade que tem o Estado de ser uma ordem suprema que não deve sua validade a nenhuma outra ordem superior.
Daí a sociedade que precisa ser menos desigual, fazer crescer a politica do bem estar social e para tanto ter o desenvolvimento que envolva educação, saúde, habitação e emprego, não pode continuar a mercê dos travadores do progresso, que nada controem e que tentam travar nosso crescimento em defesa de interesses pessoais e de grupos do "pouca farinha, meu pirão primeiro", inclusive usando a midia em cadeia nacional deturpando verdades e tentando plantar mentiras prejudiciais ao nosso futuro como município, como região, estado e nação.
É bem verdade que Lula em seus governo deu uma grande atenção para os que mais precisam e na Bahia teve em Wagner um governador de todo empenho e luta pelo social e nosso crescimento como estado.

Nenhum comentário: