O Trem de Alta Velocidade (TAV) a ser construído ligando o Rio de Janeiro a cidade de São Paulo e Campinas tem a expectativa de que fique pronto até a realização da Copa do Mundo de 2014.
O custo inicial dessa obra que envolvem a construção, aquisição de material rodante e a implantação de todos os sistemas teria a seguinte discriminação dos quase R$37 Bilhões na composição do resumo das planilhas de custos estudadas e analisadas:
Obras civis R$24.583,o ou 71%
Desapropriação R$3.894,1 ou 11,3%
Sistemas e Equipamentos R$3.409,9 ou 9,8%
Material Rodante R$2.739,8 ou 7,9%
Total R$34.626,8 ou 100%
É realmente a obra mais custosa do PAC ou seja Trinta e quatro bilhões, seiscentos e vinte e seis milhões e oitocentos mil reais.
Nos que sabemos da desigualdade existente entre os estados do sudeste e sul em relação ao resto do pais, temos a certeza que é o momento de deputados, senadores e demais políticos não importando sua sigla politica no interesse maior da Bahia, defender a inclusão das obras do Sistema Viário Rodoviário do Oeste, onde está inserida a construção da Ponte de Salvador a Itaparica, por essa obra representar um grande impulso para a região, independente de seu custo presumível global ser inferior aos itens de Desapropriação e ou Sistemas e Equipamentos previstas como acima no custo da construção da Linha do Trem-Bala.
Ilusionista? Não, um defensor do desenvolvimento e do progresso para a Bahia.
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