Trabalho ambiental da ONG Floesta Viva(foto Google)Projetos de Logistica Bahia
Reunião CEPRAM, Fev/2008
Integração Intra – estadual e com MT – TO – GO e DF
Parte 04
Esta parte embasada nos estudos realizados para a construção do Complexo Intermodal (Aeroporto Internacional - Ferrovia Oeste/Leste e o Porto Sul) vai expandir o foco das pesquisas a publicações inseridas na Midia, a própria opinião de pensargrande que já defende a ideia por cerca de três anos, na opinião e respeito daqueles que me enviam e´mail sobre o assunto, enfim o que me parece ser a maioria absoluta do posicionamento das pessoas inteligentes e comprometidas com o bem estar do povo e dos municípios enquadrados nos benefícios que virão.
Daí, lembrar que há muitos anos atrás a ideia pequena era que o progresso devastaria o meio ambiente como um fato inevitável.
E a devastação aliás tem acontecido sem que o desenvolvimento tenha chegado a determinado lugares como por exemplo a Lagoa Encantada, hoje completamente degradada, uma verdadeira tristeza, inclusive com baixa frequência dos residentes locais e principalmente de turistas.
Os defensores do estado atual da Lagoa Encantada, exatamente aqueles que nada produzem e a tudo dizem não, não vivem a consciência de que os projetos realizados para ILHÉUS no focado complexo INTERMODAL, além dos avanços na preservação da natureza minimizando os impactos dos recursos naturais, teve em seus estudos e planejamentos as ações voltadas para o crescimento da economia, mantendo as belezas e riquezas naturais e mais do que isso, reconstruindo com uma politica ambiental seguindo o estabelecido nas leis vigentes,cujos os princípios é a manutenção da qualidade do meio ambiente, com ações transparentes em que os verdadeiros ambientalistas tenham uma participação importante no desenvolvimento sustentável e com justiça social.
Aqui vai perguntas a quem interessar possa:
Quais as ações construtivas e de ações ambientais em pró da Lagoa Encantada foram realizadas ou patrocinada por essas pessoas fisicas e ONGS (que vão de encontro aos altos interesses ambientais, sociais e economicos da região)?
Será que os opositores conhecem realmente sobre Meio Ambiente, Controle de Gestão e de Geografia Economica?
Será que eles entendem o que representará o crescimento da Bahia para todos nós?
Gente, isso não foi brincadeira, o caminho seguido para se chegar onde se encontra os projetos, passou pela análise e estudo da preservação do meio ambiente, tudo em observância as leis vigentes, daí cuidou-se do traçado da ferrovia, das pesquisas e estudos sobre terras indígenas, comunidades quimbolas, comunidades tradicionais existentes na região, estudos sobre as influencias das obras da ferrovia e do porto ponto de saída e entrada do mundo comercial com exportações e importações, vetor de riqueza e trabalho.
Depois de tudo isso evitando o máximo de prejuízos, contornando caminhos, a escolha do traçado e a luta para conseguir todas as licenças dos vários órgãos numa grande e demorada operação.
Não é brincadeira!... O estudo ambiental, com seu respectivo relatório de Impacto é analisado e julgado por muitos órgãos ,tudo acoplado aos estudos do meio fisico, com relevo, solos,fragilidade dos terrenos, qualidade de águas superficiais e afloradas e também subterrâneas, em verdadeiro estudo de geologia e na zona do porto além de tudo estudos das marés, das correntes marinhas, dos ventos, do clima; estudos das medidas compensatórias para os efeitos negativos já minimizados na elaboração dos projetos.
Não é brincadeira!... No percurso por onde passará a linha de trem da ferrovia, foram analisados os sitios arqueológicos, os desvios necessários e toda a influencia social que acontecerá nos municípios por onde o caminho de trilho vai aumentar o desenvolvimento.
Afinal, o que querem os senhores que nada produzem ou controem?
Será que preferem se ocupar de brincadeiras como da foto acima postada( Google)?
Nenhum comentário:
Postar um comentário