Reunião CEPRAM, Fev/2008
Integração Intra – estadual e com MT – TO – GO e DF
Parte 03
O objetivo das postagens (Parte 1 e 2 ) foi mostrar a elaboração dos estudos para a localização do Porto Sul em Ilhéus e comentei de forma sucinta sobre a âncora do uso do equipamentos e de todas as outras grandes possibilidades de sua utilização.
Aí surge um questionamento: Como fazer chegar as mercadorias ao Porto?
Na Infraestrutura de Transportes dos Projetos de Logistica Bahia, conforme reunião CEPRAM em Fev/2008, dentre as ações constam o ato de modernizar as Rodovias BR242 / 116 /324, BR101, e a construção da Ferrovia Oeste/Leste, além da FCA e em capitulo especial a implantação de Portos Secos Alfandegados que inclusive menciona o do Complexo Porto Sul.
E dentro as ações em Aeroportos a construção do internacional de Ilhéus.
Vou a resposta do questionamento acima : Ferrovia Oeste/Leste (Parceria Público-Privado) que na parte exclusiva em territorio baiano é abrangente em sua divisão conceitual para a construção com os trechos destacados do Porto Sul/Caetité, com 550 km e de Caetité a Luis Eduardo com 470 km, totalizando 1.020 km, quando essa ferrovia terá 1.490 km de extensão ligando o Porto Sul em Ilhéus a Figueirópolis em Tocantins ou seja 470 km é a distância de Luis Eduardo a Figueirópolis.
Nos estudos de Logistica da Bahia além da ferrovia Oeste/Leste será usado o Corredor Rodoviário das estradas BR242, BR 116 e BR 324.
Os projetos das ferrovias Norte -Sul e Oeste/Leste são de grande importância para escoar a produção agro-industrial destas regiões, levando os produtos para os Centros Consumidores e através dos Portos alcançar o mercado exterior.
A Ferrovia de integração Oeste/Leste (FIOL) representa as seguintes vantagens para a Bahia:
Redução dos custos dos transportes de insumos e produtos;
Aumento da competitividade dos produtos do agro-negócios baiano;
Implantação de novos polos agro-industrias;
Exploração de Minérios;
Geração de empregos;
Melhorias de rendas e fomentador do crescimento de riquesas;
Além de efetivamente auferir beneficios com a educação, a saúde e a Infraestrutura dos municipios por onde ela passar.
Esses polos usarão a conexão com a malha ferroviária nacional através da Ferrovia Norte - Sul em adiantada fase de construção e que quando estiver totalmente concluida vai ter 3.100 km de extensão ligando Belém capital do Pará até Panorama (SP)) e que estará conectada a 5.000 kms de ferrovias privadas.
Continua....
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