quarta-feira, 9 de junho de 2010

Portos de Aratu e Salvador

Dragagem começa a sair do papel

As obras de melhorias nos portos de Salvador e Aratu estão prestes a sair do papel. Em meados de junho chegará a Aratu a primeira das três máquinas de grande porte que serão utilizadas na dragagem dos dois portos.
A previsão é que até janeiro de 2011 as duas obras serão concluídas, com o calado dos dois portos passando de 12 para 15 metros, o que permitirá o acesso de navios de grande porte, o que hoje não acontece.
A previsão é do ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, durante encontro na tarde de ontem, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).
Além disso, serão investidos R$ 170 milhões na ampliação do terminal de contêineres do Porto de Salvador, que passará de 220 para 310 metros. Para tanto, falta apenas a liberação de contrato nesse sentido pela Antac, o que deverá acontecer até o início de julho.
O ministro reconhece que obras como a dragagem e ampliação de terminais apenas não resolverão o déficit da Bahia na área portuária.
“É importante que sejam construídos acessos melhores.
Não vejo como um país ou região se desenvolva sem logística competente”, afirmou.
O presidente da FIEB, José Mascarenhas, concorda com o ponto de vista do ministro, pois sem logística os portos não funcionam.
Fonte: Jornal Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: