quinta-feira, 10 de junho de 2010

Economia, PIB e Portos...e a importância do Porto Sul

A Economia do Brasil no primeiro Trimestre de 2010 com um crescimento "exuberante" trará em seu bojo certamente a elevação da taxa de juros, com o intuito de frear o consumo interno e evitar a inflação.
O PIB do Brasil no primeiro Trimestre de 2010 em comparação ao mesmo período de 2009 teve um crescimento de 9% e o do estado da Bahia de 9,5%, o que equivale dizer que nosso estado esteve acima da média nacional.Em um comparativo entre o Brasil e a Bahia no que concerne ao crescimento dos principais setores, temos os seguintes dados:
Agropecuária:
Bahia 14,6 % e Brasil 5,1%
Indústria de Transformação
Bahia 14,0% e Brasil 17,2%
Construção Civil
Bahia 15,0% e Brasil 14.9%
Serviços
Bahia 7,2% e Brasil 5,9%
Comércio
Bahia 14,9% e Brasil 15,2%
Focando o item Agricultura os principais produtos da Bahia tiveram o seguinte registro:
- 3,2% Mandioca ; -1% Cacau ( nossa região) ; Café 1,5%; Milho 3,5% ; Algodão 8,9% ; Cana de Açucar 9,6%; Soja 20,6%; Feijão 23,9% e Sorgo 77,9% ( produto usado na produção de biodiesel e ração animal).

É bom lembrar que a safra de 2009 foi menor do que a de 2008 em 4,8%.

Levando em conta os últimos doze meses o crescimento do Brasil girou em torno de 2,4% e o da Bahia em 4,1%.

A China é o principal comprador de Soja e Celulose(Bahia).
A estimativa para todo o ano de 2010 na Bahia é de um crescimento em torno de 8%.
A Bahia precisa de uma melhor Infraestrutura com Portos, Aeroportos, Ferrovias e ampliação da malha rodoviária para que o desenvolvimento tenha uma caracteristica de subida constante e estável.

Com referência a Portos precisa de dragagem e ampliações dos Portos de Aratu e de Salvador e uma solução para o Porto do Malhado em Ilhéus, além da construção do Porto Sul e já.
O Porto do Malhado em Ilhéus durante o ano de 2009 apresentou um movimento de dezesseis navios com 251.424 toneladas, representado em carga geral na importação com 78.836 t e na exportação 22.895 t e em granel sólido só tem registro de exportação com 149.693 toneladas o que caracteriza um porto que não atende as necessidades por sua pequena profundidade, levando aos exportadores a utilização de outros portos como por exemplo o do Terminal Privado de Cotegipe em São Tomé de Paripe, subúrbio de Salvador.
A Zona produtora do Oeste está há mais de 1.000 km de distância do Porto Privado de Cotegipe por onde fez o grosso de suas exportações.
O referido Terminal que tinha há dois anos apenas um berço de atracação com a construção do segundo berço totalizou 520 metros de cais, com calado de 14 metros em investimento de R$300 milhões, com expectativa de chegar a R$500 milhões depois da construção do terceiro berço já em cogitação e com a dragagem e aumento da capacidade de armazenamento de grãos.
Em 2009 a movimentação do Terminal Privado de Cotegipe foi de dois milhões de toneladas e em 2010 a estimativa gira em torno de 2,5 milhões.,o que equivale dizer que exporta 90% da soja baiana.
Os produtores do Oeste baiano(usa transporte rodoviário em distância talvez única no mundo para exportar seus produtos, daí dentre outras a importância da Ferrovia Oeste/Leste) e os importadores (por poder embarcar em navios maiores) preferem que a exportação seja realizada pelo Terminal Privado de Cotegipe de que pelo Porto do Malhado em Ilhéus (diferença de calado e ou profundidade, que será solucionado com a construção do Porto Sul).
Segundo engenheiros da área de navegação com a dragagem dos Portos de Aratu e Salvador, quando o calado será aprofundado de doze para 15 metros, aumentará em 30% a movimentação de carga em ambos, independentes de outras intervenções necessárias.
Será que deu para entender a importância do Porto Sul que pegará cargas de Goiás, Tocantins e outros estados através da Ferrovia Oeste/leste e sua interligação com a Norte/Sul e com 5.000 km de ferrovias privadas?
Se não entendeu, desculpe é realmente um caso para psiquiatria.

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