segunda-feira, 19 de maio de 2014

Ponte Estaiada em Ilhéus

19/05/ - 18h13m
PONTE NA REGIÃO DO PORTO SUL MELHORA MOBILIDADE URBANA

Futura sede do Porto Sul, que se propõe a ser um dos principais terminais portuários do Brasil e ponto final da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, em implantação, a cidade de Ilhéus, no sul do Estado, vai passar a contar com uma nova ponte, investimento do R$ 165 milhões, cujas obras começam a ser realizadas nos próximos dias pela construtora vencedora da licitação.
A ponte estaiada – a primeira a possuir tais características na Bahia - ligar a orla sul e a orla norte, saindo da Praia do Cristo em direção ao Morro de Pernambuco, resolvendo assim um antigo problema de mobilidade urbana da cidade e região sul do Estado. Com investimento previsto em aproximadamente R$ 165 milhões, a ponte Ilhéus-Pontal beneficiará 176 mil habitantes de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Canavieiras e Uruçuca. Uma média de 8.580 veículos trafegará diariamente pelo trecho. A ponte tem extensão de 497 metros e conta com um vão central de 182 metros, e mais 2,7 quilômetros do sistema viário, integrado à rodovia BA-001.
“A nova ponte de Pontal, além de sua importância para a logística da região, e na interligação urbana da cidade de Ilhéus, pelo seu projeto, será mais um atrativo para o município, tão rico na história e na cultura da Bahia”, afirma o secretario de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti”.
Apelidada como “Princesinha do Sul”, a economia da cidade é baseada na agricultura, turismo e indústrias. Na agricultura, Ilhéus destaca-se como um dos principais produtores de cacau da região. Porém a piaçava e o dendê vêm ganhando bastante espaço atualmente. Na indústria, tornou-se referência em toda a Mesorregião do Sul Baiano por ser um polo de informática e contar com um distrito industrial onde estão instaladas diversas indústrias para manuseio e transformação do cacau.
BahiaEconômica

Nenhum comentário: