terça-feira, 27 de maio de 2014

Conversa com Governador


27/05/2014 05:30

Investimentos em infraestrutura, agronegócios e saúde movimentam interior da Bahia

Com a agenda desta semana voltada quase que totalmente para o interior da Bahia, o governador Jaques Wagner comemora os bons resultados do agronegócio no oeste baiano e os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura social e saúde. Ele trata desses e outros assuntos em seu programa de rádio ‘Conversa com o Governador’ desta semana.

Jaques Wagner informa aos ouvintes que nesta terça-feira (27) vai ao oeste da Bahia, onde participa da 10ª edição da Bahia Farm Show. “A agenda é extensa esta semana. Nesta terça-feira estarei em Luís Eduardo Magalhães para a 10ª edição da Feira Bahia Farm Show 2014. Com um volume de negócios esperado de R$ 671 milhões, já é a maior feira de agronegócio de todo o Nordeste e acredito que este ano podemos superar bem essa marca”.

“Nós acabamos de criar também mais um fundo voltado para a infraestrutura, para a reparação e construção de novas estradas - era uma demanda deles, empresários da região. Foi uma iniciativa de nosso governo, que esse fundo pudesse ser constituído, porque são muitas fazendas e depende muito de infraestrutura, principalmente, rodoviária, e com esse fundo eu creio que a gente vai minimizando essas demandas de todos aqueles que são empresários lá na área de Luís Eduardo, de Barreiras, toda a região Oeste”.

Mais água em Serrinha e Rio do Pires

Na agenda de quarta e de quinta-feira (28 e 29/05), dois eventos voltados para o semiárido, ambos na perspectiva de gerar estoques de água para produção e consumo humano, através de tecnologias sociais de captação de água da chuva ou sistema de abastecimento. A começar por Serrinha, numa articulação em que participam União, Governo do Estado e Petrobras:

“Teremos a presença da Graça Foster e da ministra Teresa Campelo, do Ministério de Desenvolvimento Social. A solenidade vai ter visita a duas propriedades que foram contempladas com as ações exatamente voltadas para o semiárido. Todos sabem que nosso governo dedicou muito dos nossos esforços, exatamente para essa região do semiárido, que tem mais de 50% dos municípios baianos, e são várias as cooperativas, o apoio, todo o trabalho do programa Água para Todos. Óbvio que sempre coligado com o Governo Federal e, por isso, eu creio que essa será uma celebração muito importante, porque é um movimento que vai ao encontro das pessoas mais necessitadas, que querem continuar trabalhando no semiárido e que precisam desse apoio”.

“Na quinta-feira vou para Rio do Pires, para a inauguração do sistema de abastecimento de água, que atende às localidades de Ibiajara, Alto do São Francisco, Alecrim, Placa, Pedra do Madureira, Riacho de Areia e Lagoa dos Bezerros, em um investimento total de R$ 4,8 milhões para beneficiar cinco mil habitantes, uma extensão de 14 quilômetros e 500 metros. Essa é mais uma ação dentro do nosso programa exitoso, o Água para Todos”.

Prevenção ao câncer de mama no sudoeste

Para fechar a semana, na sexta-feira (30), os municípios de Tremedal e Belo Campo, no sudoeste da Bahia, recebem ações do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama: “Esse é um programa que tem ajudado muito a prevenir o câncer de mama nas mulheres baianas, particularmente entre 50 e 69 anos. Esse programa foi lançado em 2011 na cidade de Itaberaba, eu estava até ao lado de Fátima - minha esposa - que é enfermeira”.

“Desde então, já passamos por mais de 200 municípios e o nosso objetivo é fazer o rastreamento completo, de tal forma que detectando a doença ainda no começo, a gente possa salvar vidas e minimizar o sofrimento. No caso de Tremedal, está sendo de 21 a 31 de maio, ou seja, dez dias, período em que pretendemos atender a um total de 1.353 mulheres. Quando acontece de detectar alguma coisa, elas são encaminhadas para atendimento especializado. Em Belo Campo, será de 29 de maio até 6 de junho, para atender um total de 1.117 mulheres também nesse mesmo programa de prevenção ao câncer de mama. Esse é um programa que eu considero exitoso, porque ele tem ajudado a evitar que essa doença possa tirar a vida de nossas mulheres”.

Homenagens a Irmã Dulce

Em seu programa de rádio o governador Jaques Wagner fala também sobre as homenagens do povo baiano e de todo o Brasil ao centenário de nascimento de Irmã Dulce, que dedicou sua vida aos mais carentes e necessitados. São vários eventos em Salvador e até na capital federal, que começaram no domingo (25). “Temos uma semana marcada por homenagens. No domingo, participei da missa campal, com dom Murilo, lá no Largo de Roma – aquela praça que o Governo do Estado revitalizou toda. E a participação popular foi muito grande, como não poderia deixar de ser, pelo carinho, respeito, admiração que todos temos por essa mulher que se notabilizou aqui na Bahia por seu carinho, sua atenção com os mais pobres, com as pessoas mais carentes, mais necessitadas, a ponto do Vaticano reconhecer esse trabalho e ela hoje ser a Bem-aventurada Dulce dos Pobres”.

“Teremos todo um período de comemorações, há um filme sendo rodado. Inclusive eu ajudei a captar recursos para que esse filme sobre a vida de Irmã Dulce pudesse ser feito, e ele está sendo feito aqui na Bahia. Ontem foi a missa e nesta terça-feira, eu estarei em Brasília para a sessão solene de homenagem a ela. Creio que é uma homenagem mais do que justa para uma mulher que tem a sua marca no coração, no carinho, na mente do povo baiano, principalmente na mente daqueles que sempre tiveram o seu acolhimento, o seu abraço, o seu tratamento, e agora vamos seguir com outras manifestações de carinho, para homenagear o centenário de Irmã Dulce, a Bem-aventurada Dulce dos Pobres”.

O programa ‘Conversa com o Governador’ é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na Página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

Nenhum comentário: