segunda-feira, 12 de maio de 2014

Noticia sobre desenvolvimento da Bahia,mesmo a contramão da vontade de muitos...

INDÚSTRIA DE BASE FLORESTAL TEM NOVA ASSOCIAÇÃO E BAHIA É DESTAQUE



Passou quase despercebida a notícia da constituição de nova entidade representativa da indústria de base florestal (referida às florestas plantadas), a IBÁ-Indústria Brasileira de Árvores, conforme matéria veiculada no Valor Econômico.

Auspiciosa para o setor florestal e promissora para a Bahia, a IBÁ , agregando uma área de 7,2 milhões de hectares de árvores plantadas,  exportações de 8 bilhões de dólares  e 70 empresas,  resultou da união de 4 associações:  BRACELPA (fabricantes de papel e celulose), a  ABRAF (Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas),  a  ABIPA (Associação da Indústria  de Painéis de Madeira) e a ABIPLAR (Associação  da Indústria de Piso Laminado de Alta Resistência), e já estabeleceu  a meta de duplicar a área de florestas plantadas, de 7 milhões para 14 milhões de hectares até 2020, com investimentos previstos de 53 bilhões de dólares.

Seria surpreendente e difícil imaginar  se a Bahia não fosse  contemplada nessa arrojada meta de  expansão. Isso porque o nosso Estado  é um dos maiores “players” dos segmentos florestal e de produção de celulose, com dois megaprojetos em operação e com planos de expansão:  a VERACEL (grupo sueco-finlandês) e BAHIA SUL (Grupo Suzano), ambos no Sul da Bahia, com enorme participação nas exportações, na casa de 1,6 bilhão de dólares (20% do agregado nacional) do Estado e do País. Detém ainda  cerca de 14% do plantio nacional de eucalipto, só superada por São Paulo (29%) e Minas Gerais (21%).

Conforme informações e estatísticas da BRACELPA, ABRAF  e SNIF,  a  Bahia possui indiscutível vocação para essa indústria e, como se viu,  participação  significativa na área de florestas plantadas, notadamente eucalipto para a produção de celulose branqueada, item no qual o Brasil e o nosso Estado são  imbatíveis mundialmente, em termos de competitividade, produtividade e precocidade de suas árvores.

As entidades, conforme sua Presidente Executiva,  Elizabeth  de Carvalhaes,  juntaram suas agendas , interesses , estão discutindo a meta estipulada acima e constituem agora  um interlocutor poderoso para viabilizar suas demandas junto ao Governo Central.
 
José Maciel dos   Santos Filho
jose.macielsantos@hotmail.com
   

..........................................................................................Fonte:Bahiaeconômica

Nenhum comentário: