quarta-feira, 14 de maio de 2014

Nova intervenção viária ligará Memorial Irmã Dulce ao Largo de Roma


O Largo de Roma, em Salvador, vai passar pela terceira etapa da requalificação. Depois da entrega da nova praça, agora conhecida também como Praça Irmã Dulce, a área será integrada ao Memorial, o qual tem como ícone a religiosa baiana, que dedicou a vida aos pobres e doentes.

A proposta é da Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), prefeitura municipal, Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e Polícia Militar.

Com as obras da nova intervenção viária a serem executadas pela Conder, a rotatória entre o Largo de Roma e o Memorial Irmã Dulce deixará de existir, surgindo uma ligação entre esses dois atrativos da Cidade Baixa. Os motoristas que trafegarem pela região terão acesso por nova rua entre o Colégio da Polícia Militar e a sede das Osid - as duas instituições irão ceder áreas para a nova rua.

O acordo foi conduzido pelo subsecretário da Setur, Benedito Braga, nesta terça-feira (13), na sede da secretaria. Desde a beatificação da religiosa, em 2011, o movimento de visitas anuais ao Memorial mais que dobrou, passando de 35 mil para 86 mil.

Outra novidade é a construção de um estacionamento para ônibus de turismo, nos arredores do Largo de Roma, que ficará sob a responsabilidade da Prefeitura de Salvador. O local escolhido é a área da antiga sede da Fundação Cidade Mãe.

Turismo religioso

Segundo Benedito Braga, o projeto vai reforçar o turismo religioso na capital baiana. “A ligação da praça com o Memorial vai beneficiar o público que se interessa pelo segmento, e servirá de via sequencial para a Igreja do Bonfim”. Inaugurada em janeiro, a praça já se tornou grande atrativo, com destaque para a escultura de Irmã Dulce, criada pelo artista Bel Borba.

O gestor de Infraestrutura da Osid, Eduardo Senna, ressaltou que a importância da proposta nesse momento em que se aproxima o centenário de Irmã Dulce, a ser comemorado no dia 26 deste mês.

Já Arturo Braga, arquiteto da instituição, responsável pelo projeto de requalificação, destaca o crescimento do movimento de visitantes ao Memorial, após o processo de canonização de Irmã Dulce e os benefícios do projeto arquitetônico e urbanístico.

Para ele, “o impacto será percebido por quem está envolvido com o memorial, Igreja do Bonfim e pelos fiéis da Irmã Lindalva, que tem parte de sua história vivida no abrigo Dom Pedro II, além da cidade como um todo”.

Nenhum comentário: