quarta-feira, 14 de maio de 2014

A Bahia tem investimentos anunciados na área para os próximos três anos que totalizam US$ 38 bilhões

Uma delegação empresarial alemã do estado de Baden-Württemberg visitou a Bahia em busca de oportunidades de investimento no setor de energia. Nesta segunda-feira (12), a delegação – composta por dez representantes de empresas do setor de energia fotovoltaica, institutos de pesquisa, Cluster Solar e Governo do Estado de Baden-Württemberg – visitaram o SENAI Cimatec, situado no bairro de Piatã.
Na oportunidade, a delegação participou do seminário “Oportunidades de Negócios na Bahia no setor de Energia”, no qual foram apresentadas as perspectivas até 2016. O Superintende de Indústria e Mineração da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), Rafael Valverde, apresentou os investimentos anunciados para o estado para os próximos três anos, que totalizam de US$38 bilhões. Com 23,7% destes investimentos, o setor de Energia fica atrás apenas da Mineração, que concentra 34,3%, segundo dados da SICM.
Valverde destacou o potencial do estado para energia eólica e destacou a publicação do Atlas Eólico do estado, que contou com em diversas localidades do território baiano em alturas até 150 metros. Neste setor, a Bahia tem investimentos anunciados de grandes empresas como Alstom e Gamesa, Acciona, Torrebras, D`acerro e Tecsis.
Energia Solar
Já a área de energia solar ainda é pouco explorada no estado, que conta com 25 mil sistemas fotovoltaicos instalados. De acordo com Valverde, a SICM tem atuado na busca por melhores condições para instalação de novos projetos. “Conseguimos recentemente a desoneração de impostos estaduais e já iniciamos o diálogo com alguns municípios para a isenção de tributos”, explicou.
Representando o SENAI, o consultor de projetos Miguel Andrade Filho apresentou o Cimatec, unidade que atua com pesquisa e desenvolvimento de inovação, treinamento e educação em diversos níveis e com a prestação de serviços tecnológicos para atender às demandas da indústria baiana. Ele ressaltou a atuação do Núcleo de Energia do Cimatec, que teve como primeiro trabalho a elaboração do Atlas Eólico da Bahia. Segundo ele, a perspectiva da unidade é contar com laboratórios para testes dos módulos e células fotovoltaicas.
O gerente-geral adjunto da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, do Rio de Janeiro, Philipp Hahn, pontuou que a realização do seminário ocorre num momento em que o Brasil enfrenta uma crise energética e sinalizou que neste momento a fonte solar pode ser uma alternativa para investimento. “Este momento é importante pois aqui estão representantes de um dos polos mais inovadores da Europa”, disse.
O coordenador do Conselho de Comércio Exterior (Comex), Ângelo Calmon de Sá Júnior, também participou do evento e apontou a necessidade de investimentos neste setor. “Somos carentes de energias renováveis e precisamos de países que tenham interesse em investir nesse setor”, pontuou.
Programação
A programação contou ainda com dois workshops temáticos, sendo um empresarial e outro acadêmico e de pesquisa. A visita da delegação alemã à Bahia terá continuidade nesta terça-feira (13/05), quando serão realizadas vistas técnicas a projetos empresariais bem sucedidos no estado.
O evento foi uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN) e do SENAI Cimatec -, da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), do Consulado Honorário da Alemanha na Bahia e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Fonte: FIEB

Nenhum comentário: