quinta-feira, 29 de maio de 2014

Chesf promete energizar Igaporã II até o final deste mês


Subestação viabilizará a conexão de 14 parques eólicos da Renova Energia leiloados em 2009

A Chesf garantiu que até o dia 31 deste mês vai energizar a subestação Igaporã II, segundo compromisso firmado com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Contudo, a estatal está concentrando esforços para apertar o botão de start nesta quinta-feira (29.5), isso se nenhum imprevisto acontecer. “Estamos fazendo um esforço para ligar no dia 29, o que seria uma vitória”, afirmou José Ailton de Lima, diretor de Engenharia da Chesf, em entrevista ao Jornal da Energia nesta quarta-feira (28.05).
A partir da operação comercial da subestação, a Renova Energia finalmente poderá dar início à geração dos 14 parques eólicos vencedores do 2º Leilão de Energia de Reserva (LER) em 2009. Instalado no sudoeste da Bahia, nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, o complexo eólico Alto Sertão I é formado por 184 aerogeradores, que somam 293,6MW de capacidade instalada. Essas usinas tinham o compromisso de fornecer energia a partir de 1º de julho de 2012. No entanto, o atraso na obra de Igaporã impediu a conexão dos parques na rede.
Com isso, a Renova Energia passou a receber a receita proveniente dos contratos firmados em 2009, uma vez que a geradora não deu causa ao atraso. Desde então, essa energia (não entregue) vem sendo paga por todos os consumidores brasileiros.
Originalmente, a subestação Igaporã II, de responsabilidade da Chesf, estava prevista para entrar em operação em 23 de maio de 2012. O cronograma foi revisto por várias vezes. O último relatório de acompanhamento dos empreendimentos de transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontava que a subestação Igaporã II entraria em operação em 25 de maio, acumulando dois anos de atraso.
Segundo informações da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), a Subestação de Igaporã II receberá a conexão de 33 parques eólicos licitados nos últimos anos, que somam 810,9MW de capacidade. Destes, 26 (604MW) são da Renova Energia, licitados entre 2009 e 2012. Os outros empreendimentos de geração ligados a essa subestação são da Iberdrola/Neoenergia (90MW- LFA2010 e ACL), Rio Energy (60MW- LER2013) e Enel Green Power (56,4MW – A-3/2011 e ACL). Alguns desses projetos ainda estão em construção, outros já estão prontos para serem conectados.



Fonte: Jornal da Energia

Nenhum comentário: