terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Diversas

CONVERSA COM O GOVERNADOR:
EDMUNDO FILHO: Olá! Eu sou Edmundo Filho e a partir de agora você confere mais uma edição do programa de rádio do governador Jaques Wagner, em uma semana em que a Bahia acaba de sediar o Fórum Social Mundial Temático.
Tudo bem, governador?
GOVERNADOR JAQUES WAGNER: Tudo bem, Edmundo. Mais uma vez um prazer conversar com você, com todos os ouvintes do Conversa com o Governador. E dizer do meu orgulho de termos recebido pela primeira vez, nesse final de semana, o Fórum Social Mundial, na sua sessão temática aqui em Salvador, depois de Porto Alegre. Uma participação muito grande, vários ministros, muito movimento social, vários convidados internacionais. Pessoalmente, pude estar na abertura e na primeira mesa de debate com o ministro [do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza] Patrus Ananias. Infelizmente o Presidente Lula teve aquele mal estar no final da semana e não pôde estar conosco. Mas o fórum foi extremamente interessante, muito participativo e eu espero que esse diálogo social entre governos e movimento popular possa cada vez mais contribuir para construirmos uma Bahia mais justa, mais democrática e mais forte economicamente.
EDMUNDO: Governador estamos às vésperas do carnaval da Bahia. Tudo pronto para garantir alegria e segurança para baianos e turistas?
WAGNER: Olha, graças a Deus, nossa Secretaria de Turismo, de Segurança Pública, Secretaria de Saúde - secretarias que mais diretamente tem interface com o carnaval – já têm a tradição de fazer uma bela festa. Na área de segurança são 21 mil agentes [policiais civis e militares] nesse período de carnaval atuando em todo o estado, muitos equipamentos novos de comunicação. Expectativa de dois milhões de turistas na Bahia inteira.
Estamos aí com a Operação Verão em curso. E eu tenho certeza que o carnaval desse ano – que chegou um pouquinho mais cedo, já na quinta-feira da semana que vem – vai ser mais uma vez uma belíssima festa, onde nós baianos vamos mostrar que o povo baiano é bom de serviço e bom de brincar. Deus queira que tudo corra em paz e mais uma vez meu pedido: se beber, não dirija. Vamos beber dentro do limite, da brincadeira, de tal forma que a gente possa fazer um carnaval de muitas alegrias.
EDMUNDO: O senhor citou aí a Operação Verão. É possível detalhar um pouco mais desse trabalho, governador?
WAGNER: Olha, evidentemente que o Verão é quando chega o maior número de turistas na cidade. Então nós já temos o hábito de lançar essa operação. A gente mobiliza na ordem de 10,2 mil homens, especificamente na Operação Verão, evidentemente nos pontos mais turísticos da capital e do interior. Só em Salvador são 6,4 mil homens atuando na orla e nos pontos turísticos de maior importância. Os bombeiros, evidentemente, estão fazendo uma operação específica de prevenção em torno dos hospitais, toda área preventiva. E portanto, é uma operação para dar mais brilho ao nosso verão e mais tranquilidade àqueles que nos visitam.
EDMUNDO: E eu lembro que a polícia baiana está cada vez mais eficiente. Prova disso é o resultado das últimas prisões feitas na semana passada.
WAGNER: Edmundo, como eu já disse várias vezes aqui, em outros pontos e em outras entrevistas: segurança é uma luta dura e continuada. Ninguém tem um resultado em segurança pública da noite para o dia. A gente está trabalhando com planejamento. Temos assessoria e consultoria de organismos que trabalham com essa área. E portanto, estamos usando das melhores práticas trazendo aqui para a Bahia. Semana passada nós entregamos mais 65 viaturas de um total de 640 que estamos comprando. Os nossos equipamentos são mais modernos, estamos instalando mais sistemas de comunicação na capital e no interior, e realmente tivemos vários sucessos. Aqui em Lauro de Freitas prendemos inclusive esse homicida conhecido, o ‘Bin Laden’. Desarticulamos algumas quadrilhas de traficantes. Queimamos 24 mil pés de maconha em Juazeiro, numa operação conjunta da [Polícia] Civil e da [Polícia] Militar. desarticulamos uma quadrilha de assalto a banco na semana passada. E, portanto, o planejamento vai dando os seus frutos que é cortar os canais de lavagem de dinheiro – que é através da lavagem de dinheiro que o tráfico de drogas vive – e, evidentemente, ter um sistema de inteligência mais eficiente, de tal forma que você possa desbaratar essas quadrilhas. Eu creio que com esse trabalho, com o Ronda nos Bairros, com o Território da Paz, nós vamos, aos poucos, vencendo a batalha contra o crime. EDMUNDO: Como parte daquela sua filosofia ‘de que Segurança não é só policia na rua e mais equipamento’ essa campanha contra o uso e o tráfico do carkc e de outras drogas, ganha força, não é verdade?
WAGNER: Edmundo, é o que eu digo sempre: nós vamos colocar mais polícia na rua, mas é preciso um verdadeiro mutirão da sociedade, das famílias, dos professores, de padre, de pastor, de técnico de futebol, de regente das nossas filarmônicas e fanfarras no interior. Todo mundo num mutirão contra o uso de drogas. Por quê? Por que oito de cada dez homicídios hoje na Bahia estão ligados diretamente ou ao uso ou ao tráfico de drogas. Portanto, é importante prender?
É. E é tão importante quanto evitar que jovens entrem no mundo da droga. É um mundo que eu só conheço duas portas de saída: ou a cadeia ou o cemitério. Então, na minha opinião, esse trabalho de prevenção, essa campanha de esclarecimento é fundamental para evitar que a nossa juventude adentre o caminho errado do uso e do consumo de drogas.
EDMUNDO: Governador Jaques Wagner, mais uma vez obrigado pela entrevista e até uma próxima oportunidade.
WAGNER: Obrigado mais uma vez a você, a todos que nos ouviram através do Conversa com o Governador.
Espero que todo esse ciclo de festas possa trazer mais ocupação, mais emprego para nossa gente e mais distração para aqueles que nos visitam. Tudo isso dentro da paz, que é a nossa vontade. Um abraço, uma boa semana para todos e obrigado pela audiência.

Nenhum comentário: