Pescadores aprovam construção do Terminal Pesqueiro de Ilhéus
Pescadores das colônias Z-19 (Pontal) e Z-39 (São Miguel) e proprietários de embarcações aprovaram na noite da última quarta-feira (3) a construção do Terminal Pesqueiro de Ilhéus, a ser implantado no antigo porto, na Enseada do Pontal, junto à foz do Rio Cachoeira, e onde ainda atracam os barcos de pesca da região. As obras devem começar entre o final deste ano e o início de 2010 e custar R$ 7 milhões.
A aprovação foi precedida de um amplo debate envolvendo não apenas pescadores e armadores, mas também representantes da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), prefeitura de Ilhéus, Câmara dos Vereadores e Ibama. O debate foi promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), via Bahia Pesca, juntamente com a Secretaria Especial de Agricultura e Pesca (Seap), transformada esta semana em Ministério da Pesca. Ao final das discussões, a localização do futuro terminal pesqueiro foi aprovada por unanimidade.
Durante o evento, o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, mostrou aos debatedores os resultados da avaliação feita pelos técnicos na visita que fizeram às três áreas propostas para abrigar o futuro terminal pesqueiro. Ele explicou que se trata de uma orientação do próprio Estado, de que qualquer empreendimento de porte seja antes debatido com a comunidade.
Ao lado do representante da Seap na Bahia, Marcelino Galo, e do assessor especial da Casa Civil, Fábio Freitas, Albagli detalhou aos pescadores e armadores que, aprovada a localização do novo terminal pesqueiro, as obras podem começar ainda este ano. “Isso porque os estudos de viabilidade econômica, tanto de Ilhéus como de Salvador, já estão em fase de conclusão, restando apenas a execução do projeto executivo. São oportunidades únicas para a região e não podemos perdê-las”, declarou.
Avaliações
Na apresentação antes dos debates, feita pelo secretário-executivo da Seap, José Claudenor Vermohlen, foi mostrada que a opção pela construção do terminal pesqueiro na área do atual Porto do Malhado tem restrições operacionais por parte da Codeba, além de problemas ambientais. Já na antiga Ponte do Gás, no bairro de Sapetinga, apesar da existência de um píer, a proximidade com o aeroporto e a falta de espaços para fundamento das embarcações se transformaram em outros obstáculos.
Já no antigo porto, na Enseada do Pontal, foram destacadas a sua área de fundeamento, a profundidade e a proximidade com o centro comercial de Ilhéus, além da parte da estrutura – galpões, cais, fábrica de gelo e atracadouros –, que requerem menos investimentos para serem recuperadas e adaptadas às novas estruturas do terminal.
“Os investimentos, mesmo com a dragagem de parte do canal, que se encontra assoreado, serão menores e não enfrentam obstáculos de natureza socioambiental e de infra-estrutura”, disse Vermohlen.
Os dois presidentes das colônias de pescadores de Ilhéus, José Reynaldo Oliveira e José Leonardo Oliveira dos Santos, afirmaram que em paralelo à construção do terminal devem ser feitas a capacitação dos pescadores e a criação de infraestrutura para manutenção das embarcações e comercialização do pescado.
Garantia do presidente Lula
A aprovação unânime da construção de um porto pesqueiro em Ilhéus foi considerada uma vitória dos pescadores e armadores da região. É uma das prioridades do Estado e já tem garantia do presidente Lula para ser iniciada até 2010. Junto com Ilhéus, Salvador também terá um terminal pesqueiro, localizado na Cidade Baixa, na Península Itapagipana.
Os dois pré-projetos têm orçamento inicial de R$ 15 milhões (Terminal Pesqueiro de Salvador) e R$ 7 milhões (Ilhéus), respectivamente, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do próprio orçamento da Seap,em Brasília.
Pescadores das colônias Z-19 (Pontal) e Z-39 (São Miguel) e proprietários de embarcações aprovaram na noite da última quarta-feira (3) a construção do Terminal Pesqueiro de Ilhéus, a ser implantado no antigo porto, na Enseada do Pontal, junto à foz do Rio Cachoeira, e onde ainda atracam os barcos de pesca da região. As obras devem começar entre o final deste ano e o início de 2010 e custar R$ 7 milhões.
A aprovação foi precedida de um amplo debate envolvendo não apenas pescadores e armadores, mas também representantes da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), prefeitura de Ilhéus, Câmara dos Vereadores e Ibama. O debate foi promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), via Bahia Pesca, juntamente com a Secretaria Especial de Agricultura e Pesca (Seap), transformada esta semana em Ministério da Pesca. Ao final das discussões, a localização do futuro terminal pesqueiro foi aprovada por unanimidade.
Durante o evento, o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, mostrou aos debatedores os resultados da avaliação feita pelos técnicos na visita que fizeram às três áreas propostas para abrigar o futuro terminal pesqueiro. Ele explicou que se trata de uma orientação do próprio Estado, de que qualquer empreendimento de porte seja antes debatido com a comunidade.
Ao lado do representante da Seap na Bahia, Marcelino Galo, e do assessor especial da Casa Civil, Fábio Freitas, Albagli detalhou aos pescadores e armadores que, aprovada a localização do novo terminal pesqueiro, as obras podem começar ainda este ano. “Isso porque os estudos de viabilidade econômica, tanto de Ilhéus como de Salvador, já estão em fase de conclusão, restando apenas a execução do projeto executivo. São oportunidades únicas para a região e não podemos perdê-las”, declarou.
Avaliações
Na apresentação antes dos debates, feita pelo secretário-executivo da Seap, José Claudenor Vermohlen, foi mostrada que a opção pela construção do terminal pesqueiro na área do atual Porto do Malhado tem restrições operacionais por parte da Codeba, além de problemas ambientais. Já na antiga Ponte do Gás, no bairro de Sapetinga, apesar da existência de um píer, a proximidade com o aeroporto e a falta de espaços para fundamento das embarcações se transformaram em outros obstáculos.
Já no antigo porto, na Enseada do Pontal, foram destacadas a sua área de fundeamento, a profundidade e a proximidade com o centro comercial de Ilhéus, além da parte da estrutura – galpões, cais, fábrica de gelo e atracadouros –, que requerem menos investimentos para serem recuperadas e adaptadas às novas estruturas do terminal.
“Os investimentos, mesmo com a dragagem de parte do canal, que se encontra assoreado, serão menores e não enfrentam obstáculos de natureza socioambiental e de infra-estrutura”, disse Vermohlen.
Os dois presidentes das colônias de pescadores de Ilhéus, José Reynaldo Oliveira e José Leonardo Oliveira dos Santos, afirmaram que em paralelo à construção do terminal devem ser feitas a capacitação dos pescadores e a criação de infraestrutura para manutenção das embarcações e comercialização do pescado.
Garantia do presidente Lula
A aprovação unânime da construção de um porto pesqueiro em Ilhéus foi considerada uma vitória dos pescadores e armadores da região. É uma das prioridades do Estado e já tem garantia do presidente Lula para ser iniciada até 2010. Junto com Ilhéus, Salvador também terá um terminal pesqueiro, localizado na Cidade Baixa, na Península Itapagipana.
Os dois pré-projetos têm orçamento inicial de R$ 15 milhões (Terminal Pesqueiro de Salvador) e R$ 7 milhões (Ilhéus), respectivamente, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do próprio orçamento da Seap,em Brasília.
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