terça-feira, 30 de junho de 2009


Etnia Tupiniquim e não Tupinambá os nativos dessas paragens.

Conforme noticiários recentes inicialmente quatro dezenas de pessoas residentes nas regiões de Santo Antonio, Olivença e Sapucaieira realizaram seus pedidos de descadastramentos do levantamento da Funasa onde são apontados como membros da tribo Tupinambá.
Houve inclusive denuncia que muita gente virou índio ou descendente em troca de recebimento de vantagens e como a corrupção no Brasil não se constitui em novidade o negócio é a federal apurar.

Agora conforme o Tabuleiro, a Profª. Maria Luiza Heine, especialista em história regional, Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Professora de Filosofia e Ética da Faculdade de Ilhéus, contou e desmistificou as historias sobre Ilhéus desde seu inicio, sua formação e o resultante dessa.
O assunto abordado foram os equívocos cometidos, pois Ilhéus possuía a etnia Tupiniquim e não a Tupinambá.
A Funai reivindica demarcação de terra para abrigar a etnia Tupinambá, em território que nunca foi deles, acarretando na perca de 47 mil hectares de municípios da região cacaueira, incluído Ilhéus e o assunto além da curiosidade sobre a historia local, gerou polemica, protestos, denuncias e inclusive atitudes como o descadastramento já referido acima.
Mais voltem para a postagem de O Tabuleiro:
“Baseada em diversos teóricos e estudiosos sobre o assunto:
Edwaldo Herbert Wetzel – Carlos OTT e Augusto Marcos Fagundes Oliveira, a professora disse que originalmente a região de Ilhéus possuía a etnia Tupiniquim e não a Tupinambá, etnia para qual a Funai solicita as terras.
Além disso, Maria Luiza Heine também explicou sobre a formação cabocla, a batalha dos nadadores e sobre as histórias acerca do caboclo Marcelino, entre tantos outros detalhes e curiosidades da nossa história.
Com o depoimento dessa figura de proa na cultura de Ilhéus, é certo que juntando todas as evidências e informações em defesa da verdade, será feita a justiça com a decisão de não a demarcação ora apontada.
Quais os interesses que moveram a Funai ao erro de avaliação conflitando com a própria história da região e ao pleito que afronta até aos princípios da Constituição em vigor?
A titulo de colaboração e elucidação leia neste blog. os comentários:
Será que valeu a Demarcação da Reserva? ( Fala dos indios Kiriris) - Agricultores vão parar Ilhéus contra a Demarcação.

Nenhum comentário: