TERÇA 16.06 -
Via Expressa é a maior obra viária dos últimos 30 anos em Salvador
Projetada para ser um corredor integrado do desenvolvimento, a Via Expressa Baía de Todos os Santos, maior obra viária de Salvador nos últimos 30 anos, foi objeto da entrevista coletiva concedida hoje no auditório da CONDER, pelos engenheiros Milton Villas-Bôas e Armindo Gonzalez, respectivamente presidente e diretor de Operações da empresa. Ressaltando a importância da Via Expressa Baía de Todos os Santos para a cidade, principalmente no que diz respeito aos graves problemas de trânsito em áreas como a Rótula do Abacaxi, as avenidas Bonocô e San Martin, Largo dos Dois Leões, Ladeira do Cabula, Estrada da Rainha, Baixa de Quintas e zona comercial da Cidade Baixa, eles destacaram, também, os benefícios que advirão para o escoamento da produção do estado pelo Porto de Salvador. Outro benefício da Via Expressa será o fim dos constantes alagamentos causados pelo transbordamento do Rio das Tripas, que sempre pioram ainda mais os congestionamentos da Avenida Heitor Dias e da própria Rótula do Abacaxi, com reflexos para o trânsito da cidade. Responsável, igualmente, pela coordenação das obras da Via Expressa, o engenheiro Armindo Gonzalez detalhou para os jornalistas o significado do empreendimento para todo o estado, em cuja execução estão sendo investidos R$ 381 milhões, oriundos do governo federal com contrapartida do governo estadual. Pela sua complexidade e raio de influência, a Via Expressa teve seu projeto anterior alterado para garantir sua integração com toda a cidade, abrindo um canal direto com o Porto de Salvador e a BR-324 (Salvador-Feira) por onde passa a grande maioria das cargas oriundas de várias regiões produtoras, como o oeste, celeiro principal de grãos, o São Francisco, com sua florescente fruticultura e de outras zonas.ESTÍMULO ÀS EXPORTAÇÕES A dificuldade de acesso ao Porto de Salvador, que implica riscos para a população em virtude do tráfego de cargas por vias já permanentemente congestionadas e também encarece os fretes rodoviários, deixará de existir com a Via Expressa. Com o tráfego fluindo mais facilmente, obviamente haverá redução de tempo nas operações de transporte e, paralelamente, no embarque de mercadorias. A pauta de exportações baianas será diretamente beneficiada com maior rapidez no transporte desde as fontes produtoras até o porto, principalmente quando outra obra já projetada conjuntamente pelos governos federal e estadual, a Ferrovia Oeste-Leste, se concretizar, ligando os municípios de Luis Eduardo Magalhães a Ilhéus. INTERAÇÃO COM A CIDADEDentro desta concepção abrangente, seu atual projeto, iniciado em agosto de 2007, passou a contemplar, sobretudo, a necessidade de assegurar sua interação com a cidade como um todo. Nada foi esquecido, destacou Armindo Gonzalez, desde o cuidado com a autorização para sua execução, pelo DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura), à concessão de licença ambiental, pela Prefeitura Municipal de Salvador, além de um levantamento socioeconômico da região por onde passará a Via Expressa, de modo a interferir o menos possível na vida das pessoas. Residências e locais de atividades profissionais situados ao longo da Via Expressa já estão sendo levantados com vistas a desapropriações e poderão ser feitas para permitir as obras, sempre respeitando avaliações técnicas para efeito de indenizações.Algumas famílias que residem em áreas por onde passará a Via Expressa poderão ser removidas, mas já se estuda esta relocação, inclusive para projetos como o Minha Casa Minha Vida. Armindo Gonzalez fez questão de ressaltar esta preocupação, seguindo orientação do Governo do Estado.Com 4.297 metros de extensão, a Via Expressa terá 10 faixas de tráfego, sendo seis para o tráfego urbano e quatro para veículos de carga, três túneis, 14 elevados, 23.225 metros de pistas de rolamento, quatro passarelas, ciclovia com 3.200 metros e 35.500 metros de passeios. Sua conclusão tem prazo de 26 meses
Projetada para ser um corredor integrado do desenvolvimento, a Via Expressa Baía de Todos os Santos, maior obra viária de Salvador nos últimos 30 anos, foi objeto da entrevista coletiva concedida hoje no auditório da CONDER, pelos engenheiros Milton Villas-Bôas e Armindo Gonzalez, respectivamente presidente e diretor de Operações da empresa. Ressaltando a importância da Via Expressa Baía de Todos os Santos para a cidade, principalmente no que diz respeito aos graves problemas de trânsito em áreas como a Rótula do Abacaxi, as avenidas Bonocô e San Martin, Largo dos Dois Leões, Ladeira do Cabula, Estrada da Rainha, Baixa de Quintas e zona comercial da Cidade Baixa, eles destacaram, também, os benefícios que advirão para o escoamento da produção do estado pelo Porto de Salvador. Outro benefício da Via Expressa será o fim dos constantes alagamentos causados pelo transbordamento do Rio das Tripas, que sempre pioram ainda mais os congestionamentos da Avenida Heitor Dias e da própria Rótula do Abacaxi, com reflexos para o trânsito da cidade. Responsável, igualmente, pela coordenação das obras da Via Expressa, o engenheiro Armindo Gonzalez detalhou para os jornalistas o significado do empreendimento para todo o estado, em cuja execução estão sendo investidos R$ 381 milhões, oriundos do governo federal com contrapartida do governo estadual. Pela sua complexidade e raio de influência, a Via Expressa teve seu projeto anterior alterado para garantir sua integração com toda a cidade, abrindo um canal direto com o Porto de Salvador e a BR-324 (Salvador-Feira) por onde passa a grande maioria das cargas oriundas de várias regiões produtoras, como o oeste, celeiro principal de grãos, o São Francisco, com sua florescente fruticultura e de outras zonas.ESTÍMULO ÀS EXPORTAÇÕES A dificuldade de acesso ao Porto de Salvador, que implica riscos para a população em virtude do tráfego de cargas por vias já permanentemente congestionadas e também encarece os fretes rodoviários, deixará de existir com a Via Expressa. Com o tráfego fluindo mais facilmente, obviamente haverá redução de tempo nas operações de transporte e, paralelamente, no embarque de mercadorias. A pauta de exportações baianas será diretamente beneficiada com maior rapidez no transporte desde as fontes produtoras até o porto, principalmente quando outra obra já projetada conjuntamente pelos governos federal e estadual, a Ferrovia Oeste-Leste, se concretizar, ligando os municípios de Luis Eduardo Magalhães a Ilhéus. INTERAÇÃO COM A CIDADEDentro desta concepção abrangente, seu atual projeto, iniciado em agosto de 2007, passou a contemplar, sobretudo, a necessidade de assegurar sua interação com a cidade como um todo. Nada foi esquecido, destacou Armindo Gonzalez, desde o cuidado com a autorização para sua execução, pelo DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura), à concessão de licença ambiental, pela Prefeitura Municipal de Salvador, além de um levantamento socioeconômico da região por onde passará a Via Expressa, de modo a interferir o menos possível na vida das pessoas. Residências e locais de atividades profissionais situados ao longo da Via Expressa já estão sendo levantados com vistas a desapropriações e poderão ser feitas para permitir as obras, sempre respeitando avaliações técnicas para efeito de indenizações.Algumas famílias que residem em áreas por onde passará a Via Expressa poderão ser removidas, mas já se estuda esta relocação, inclusive para projetos como o Minha Casa Minha Vida. Armindo Gonzalez fez questão de ressaltar esta preocupação, seguindo orientação do Governo do Estado.Com 4.297 metros de extensão, a Via Expressa terá 10 faixas de tráfego, sendo seis para o tráfego urbano e quatro para veículos de carga, três túneis, 14 elevados, 23.225 metros de pistas de rolamento, quatro passarelas, ciclovia com 3.200 metros e 35.500 metros de passeios. Sua conclusão tem prazo de 26 meses
Texto da CONDER.
Onde tem o progresso pensargrande se faz presente.
Um comentário:
Quando realmente terão inicios as obras?
A cidade precisa de mais agilidade, pois hoje é um tormento o transito em Salvador e escrevo sobre isso como um usuário de todos os dias.
Apopio o governo, porém é necessário uma tomada de posikção para a implementação dos serviços o mais rápido possivel.
Postar um comentário