Indenização a famílias do entorno da Via Expressa...
Mais de 1,5 mil famílias vivem no entorno da Via Expressa Baía de Todos os Santos. Dessas famílias, 771 devem ser desapropriadas, porque estão na faixa direta da obra – 75% já foram cadastradas pelas equipes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Todos os imóveis foram avaliados individualmente.
Em relação aos 150 imóveis que tiveram avaliação inferior a R$ 20 mil, o governo estadual estuda, junto com o governo federal, a possibilidade de inserir as famílias no programa Minha Casa, Minha Vida. “Fica a critério do dono do imóvel receber o valor referente à moradia ou participar do programa”, afirmou o diretor de Operações da Conder, Armindo Gonzalez.
Ele disse que o processo de negociação já foi iniciado em 268 imóveis (comerciais ou residenciais). “Estamos com fluxo de caixa e até o fim deste mês devemos começar a pagar a indenização às famílias desapropriadas”, anunciou.
Maior obra viária de Salvador nos últimos 30 anos, a Via Expressa Baía de Todos os Santos será concluída em 2011 e 62 mil veículos devem trafegar no local. O projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que ligará a BR-324 ao Porto de Salvador foi apresentado nesta terça-feira (16), na sede da Conder, para a imprensa.
O projeto prevê um investimento de R$ 381 milhões e vai assegurar outras intervenções que garantirão melhorias para o trânsito, como explicou o diretor de Operações da Conder. “A obra vai melhorar o escoamento da produção baiana e solucionar os problemas de engarrafamento na Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula, Largo dos Dois Leões e Baixa de Quintas. Isso sem contar com a sensível redução do tráfego de carretas nas avenidas San Martin e Bonocô”, informou.
A Via Expressa terá dez faixas de tráfego (quatro para veículos de carga, quatro para veículos leves e duas exclusivas para ônibus), além de três túneis e 14 viadutos.
Processo de requalificação
Neste governo, o projeto passou por um processo de requalificação. Planejada em administrações anteriores, a obra inicial previa apenas pistas exclusivas para o tráfego de caminhões e veículos pesados. Agora existe uma comunicação muito mais interativa com o espaço urbano e a população da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Serão construídos 3,2 mil metros de ciclovia, quatro passarelas e 35,5 mil metros de passeio. “Além de servir para desafogar o trânsito, todo o trajeto foi pensado neste governo para facilitar o tráfego de veículos pesados”, declarou Gonzalez.
A população de Salvador será diretamente beneficiada com a Via Expressa, que, além de ampliar o número de faixas para o tráfego de veículos e oferecer mais segurança no trânsito, vai gerar emprego na área da construção civil. Serão três mil empregos diretos. “Estamos com projetos de qualificação de mão-de-obra das pessoas que moram no entorno da área, para que elas possam ajudar na construção”, disse o diretor
Mais de 1,5 mil famílias vivem no entorno da Via Expressa Baía de Todos os Santos. Dessas famílias, 771 devem ser desapropriadas, porque estão na faixa direta da obra – 75% já foram cadastradas pelas equipes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Todos os imóveis foram avaliados individualmente.
Em relação aos 150 imóveis que tiveram avaliação inferior a R$ 20 mil, o governo estadual estuda, junto com o governo federal, a possibilidade de inserir as famílias no programa Minha Casa, Minha Vida. “Fica a critério do dono do imóvel receber o valor referente à moradia ou participar do programa”, afirmou o diretor de Operações da Conder, Armindo Gonzalez.
Ele disse que o processo de negociação já foi iniciado em 268 imóveis (comerciais ou residenciais). “Estamos com fluxo de caixa e até o fim deste mês devemos começar a pagar a indenização às famílias desapropriadas”, anunciou.
Maior obra viária de Salvador nos últimos 30 anos, a Via Expressa Baía de Todos os Santos será concluída em 2011 e 62 mil veículos devem trafegar no local. O projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que ligará a BR-324 ao Porto de Salvador foi apresentado nesta terça-feira (16), na sede da Conder, para a imprensa.
O projeto prevê um investimento de R$ 381 milhões e vai assegurar outras intervenções que garantirão melhorias para o trânsito, como explicou o diretor de Operações da Conder. “A obra vai melhorar o escoamento da produção baiana e solucionar os problemas de engarrafamento na Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula, Largo dos Dois Leões e Baixa de Quintas. Isso sem contar com a sensível redução do tráfego de carretas nas avenidas San Martin e Bonocô”, informou.
A Via Expressa terá dez faixas de tráfego (quatro para veículos de carga, quatro para veículos leves e duas exclusivas para ônibus), além de três túneis e 14 viadutos.
Processo de requalificação
Neste governo, o projeto passou por um processo de requalificação. Planejada em administrações anteriores, a obra inicial previa apenas pistas exclusivas para o tráfego de caminhões e veículos pesados. Agora existe uma comunicação muito mais interativa com o espaço urbano e a população da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Serão construídos 3,2 mil metros de ciclovia, quatro passarelas e 35,5 mil metros de passeio. “Além de servir para desafogar o trânsito, todo o trajeto foi pensado neste governo para facilitar o tráfego de veículos pesados”, declarou Gonzalez.
A população de Salvador será diretamente beneficiada com a Via Expressa, que, além de ampliar o número de faixas para o tráfego de veículos e oferecer mais segurança no trânsito, vai gerar emprego na área da construção civil. Serão três mil empregos diretos. “Estamos com projetos de qualificação de mão-de-obra das pessoas que moram no entorno da área, para que elas possam ajudar na construção”, disse o diretor
Texto: AGECOM
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