segunda-feira, 1 de junho de 2009

ESPORTE

todas as notícias de ESPORTE

31/05/2009 às 21:40 COMENTÁRIO (0)
Marizete vence pela 1ª vez a Maratona de São Paulo
Diana Gomes, do A TARDE e Agências
Agência Estado
Depois de cruzar a linha de chegada, sentindo forte cãimbra, Marizete desaba no asfalto paulista
Os nordestinos ergueram São Paulo com as mãos e agora também fazem história por lá com os pés. Neste domingo, a baiana Marizete Moreira venceu a 15ª Maratona Internacional de São Paulo, que também teve no pódio a alagoana radicada na Bahia, Marily dos Santos, em terceiro lugar. No masculino, a vitória fácil para o queniano Elias Kemboi Chelimo, que sequer foi ameaçado pelo brasileiro Frank Caldeira, o segundo colocado.
Agora são sete vitórias de quenianos na prova, que estão empatados com os brasileiros, também com sete. No feminino, domínio total das brasileiras, que já conquistaram11 vitórias, contra três vitórias de atletas do Quênia e um título da Rússia.
A baiana Marizete, que mora no Distrito Federal há 15 anos, completou o percurso de 42, 195 km com o tempo de 2 horas, 41 minutos e 44 segundos. A segunda colocada, Marizete Rezende, completou em 2 horas, 44 minutos e 48 segundos. Já Marily dos Santos fez o tempo de 2 horas, 45 minutos e 48 segundos.
Aos 19 anos, Marizete Moreira deixou sua cidade natal, Santa Maria da Vitória, no interior da Bahia, para morar em Brasília, onde conciliou os treinos de corrida de rua com outros trabalhos. Ela chegou a trabalhar em lanchonete e consultório dentário.
Neste domingo, após cruzar a linha de chegada, ela lembrou de sua terra natal. “Graças a Deus a meta foi alcançada, só tenho a agradecer muito a Deus. Um abraço para todos os nordestinos e candangos”, disse ela referindo-se também às pessoas que nascem no Distrito Federal. A prova não foi fácil para Marizete. Mesmo liderando, ela passou por dificuldades nos cinco quilômetros finais, quando não escondia mais as dores e o desgaste. Ao chegar praticamente junto com Frank Caldeira, ela ajoelhou ao lado do atleta, em seguida deitou-se, e depois precisou de ajudar para levantar-se. No currículo de Marizete estão conquistas importantes, como o título da Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2008, vice na Maratona de Brasília e tetracampeã da Maratona de Brasília. No ano passado, Marizete havia conquista o terceiro lugar na Maratona de São Paulo. Masculino – O queniano Elias Kemboi Chelimo foi soberano na prova e permaneceu na frente durante todo o percurso. Ele abriu mais de um quilômetro de vantagem para Frank Caldeira, que chegou em segundo. O campeão que fez o tempo de 2h13min59seg, ainda disse que poderia ter sido melhor, se não fosse o vento no final da prova, que o atrapalhou um pouco. “Me senti cansado no quilômetro 28, o vento atrapalhou, mas gostei muito da energia do público que gritou o tempo inteiro, mesmo eu não sendo um brasileiro”. O brasileiro Frank Caldeira fez uma prova de recuperação. Já nos últimos quilômetros, ele conseguiu ultrapassar o etíope Tola Ketema Nigusse, que terminou em quinto, e disparou na frente, conseguindo o segundo lugar, com 2 horas, 17 minutos e 23 minutos. Outro brasileiro ficou com a terceira colocação, José de Souza, que fez 2 horas, 19 minutos e 17 segundos.

Nenhum comentário: