Bahia reforça estrutura receptiva para a Copa 2014
Após a confirmação de Salvador como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o governo da Bahia agora tem como desafio os preparativos da cidade, sob o aspecto estrutural.
Na área do turismo, assim como em todas as outras, as metas são bastante audaciosas e passam principalmente por investimentos em qualificação de pessoal, sobretudo a profissionais ligados aos setores de hotelaria e serviços.
As outras medidas passam pela implantação de um sistema de transporte de massa com o metrô em funcionamento, requalificação da orla e abertura de uma estação de passageiros no porto da capital.
As outras medidas passam pela implantação de um sistema de transporte de massa com o metrô em funcionamento, requalificação da orla e abertura de uma estação de passageiros no porto da capital.
Tudo isso também depende de investimentos de aproximadamente R$ 3,5 bilhões, que virão de outras secretarias do governo estadual, da prefeitura e iniciativa privada.
Até 2014, grande parte dos investimentos de US$ 5,3 bilhões, previstos para a construção de hotéis e resorts no estado já terão sido concluídos. A maioria funcionará em Salvador e entorno como Baía de Todos os Santos, Costa dos Coqueiros e até na Costa do Dendê, onde recentemente um grupo de empresários ingleses manifestou interesse em implantar um hotel.
Entre os empreendimentos previstos para capital, destaque para o Hilton, que funcionará no bairro do Comércio, quase em frente à Baía de Todos os Santos e um outro hotel, que será construído no antigo prédio do Jornal A Tarde, na Rua Chile.
Na área de qualificação profissional, os desafios também são grandes. Para o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, Salvador precisa ter pelo menos 500 taxistas falando inglês ou espanhol, assim como os recepcionistas dos hotéis de médio e grande porte.
No biênio 2008/2009, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo, está investindo R$ 12 milhões no programa A Bahia é muito mais qualificação, que é destinado a capacitação profissional e empresarial. “Na segunda-feira (1), foi dado um passo importante com a certificação de 29 profissionais para atendimento do público GLS. E isso é apenas uma das primeiras etapas, pois pretendemos até 2010 qualificar 5,7 mil pessoas”, acrescenta Leonelli.
Atualmente, um dos principais serviços na área de receptivo, disponível em mais de um idioma, é o Disque Bahia Turismo. Por meio do call center, baianos e turistas obtêm informações importantes, como endereços e telefones úteis que vão desde casas de shows até farmácias e postos de saúde.
Até 2014, grande parte dos investimentos de US$ 5,3 bilhões, previstos para a construção de hotéis e resorts no estado já terão sido concluídos. A maioria funcionará em Salvador e entorno como Baía de Todos os Santos, Costa dos Coqueiros e até na Costa do Dendê, onde recentemente um grupo de empresários ingleses manifestou interesse em implantar um hotel.
Entre os empreendimentos previstos para capital, destaque para o Hilton, que funcionará no bairro do Comércio, quase em frente à Baía de Todos os Santos e um outro hotel, que será construído no antigo prédio do Jornal A Tarde, na Rua Chile.
Na área de qualificação profissional, os desafios também são grandes. Para o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, Salvador precisa ter pelo menos 500 taxistas falando inglês ou espanhol, assim como os recepcionistas dos hotéis de médio e grande porte.
No biênio 2008/2009, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo, está investindo R$ 12 milhões no programa A Bahia é muito mais qualificação, que é destinado a capacitação profissional e empresarial. “Na segunda-feira (1), foi dado um passo importante com a certificação de 29 profissionais para atendimento do público GLS. E isso é apenas uma das primeiras etapas, pois pretendemos até 2010 qualificar 5,7 mil pessoas”, acrescenta Leonelli.
Atualmente, um dos principais serviços na área de receptivo, disponível em mais de um idioma, é o Disque Bahia Turismo. Por meio do call center, baianos e turistas obtêm informações importantes, como endereços e telefones úteis que vão desde casas de shows até farmácias e postos de saúde.
Texto:AGECOM
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