quinta-feira, 11 de junho de 2015

Desenvolvimento

 

Metrô completa um ano de operação com seis milhões de embarques


Inaugurado em 11 de junho do ano passado, o sistema metroviário Salvador-Lauro de Freitas completa um ano de funcionamento nesta quinta-feira (11), com a marca de seis milhões de passageiros transportados e a expectativa de geração de cinco mil empregos com o início das obras na Avenida Paralela, que será autorizado pelo governador Rui Costa às 14h30 de hoje, em cerimônia na Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O sistema, que entrou em operação com quatro estações dois dias antes do início da Copa do Mundo, cresceu e já alcançou 9,7 quilômetros de extensão. Atualmente, estão em funcionamento os terminais da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte, Retiro e Bom Juá, este último inaugurado em abril deste ano. De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), quatro mil operários já estão trabalhando nas obras de ampliação da Linha 1, que vai até Pirajá, e na construção da Linha 2, que ligará a estação Acesso Norte ao município de Lauro de Freitas, passando pelo canteiro central da Avenida Paralela. O alvará que libera as obras na via será liberado na tarde desta quinta-feira, pela Prefeitura Municipal de Salvador.

Com 20,7 quilômetros de extensão, a linha 2 do metrô terá doze estações - Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga e Aeroporto. Estão previstas ainda a construção de quatro terminais de integração (Acesso Norte, Rodoviária, Pituaçu e Aeroporto) e reforma de outros dois (Rodoviária Norte e Mussurunga). A estação Acesso Norte, que servirá de ligação entre as duas linhas do sistema, está passando por reformas para realocação do terminal de integração de ônibus, que terá 19 baias de ônibus em uma área de 15 mil metros quadrados.

O funcionamento do metrô se tornou possível após o sistema ter sido transferido para o Governo do Estado, em abril de 2013. A partir daí, com a criação da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), o governo deu início a uma série de tratativas e investimentos para viabilizar o transporte, que já beneficia milhares de baianos.

Em leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, ainda em 2013, o Grupo CCR venceu a licitação e se tornou a concessionária responsável pela operação e construção do sistema, com um deságio de 5,05% em relação ao valor previsto no edital. Durante a Copa do Mundo de 2014 o metrô recebeu elogios da população, de turistas e do comitê organizador por facilitar a mobilidade das pessoas que se dirigiam à Arena Fonte Nova para acompanhar os jogos.
Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: