terça-feira, 22 de julho de 2014

Sempre fui a favor da Ponte...A Bahia lucrará com sua construção.


22/07/ - 16h44m
ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PROJETOS SOBRE A PONTE SALVADOR-ITAPARICA



Estão abertas as inscrições para projetos sobre a ponte Salvador – Ilha de Itaparica. O edital de apoio a projetos de pesquisa, no valor de R$ 700 mil, é fruto de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

O objetivo do edital é ampliar o conhecimento sobre os possíveis impactos ambientais, urbanísticos, paisagísticos, sociais e econômicos a serem gerados pelo projeto da ponte Salvador – Ilha de Itaparica, particularmente nos Territórios de Identidade do Recôncavo Baiano, Baixo Sul e Região Metropolitana de Salvador.

A expectativa é que os participantes contribuam para o aperfeiçoamento dos estudos técnicos contratados para o Sistema Viário Oeste (SVO), além de haver transferência do conhecimento e tecnologias gerados por estes estudos para as universidades e empresas localizadas na Bahia.

Os eixos temáticos deste edital são: Geologia do Recôncavo e da Baía de Todos os Santos (BTS); Estudos geológico-geotécnicos associados ao traçado do Sistema Viário Oeste (SVO); Hidráulica marítima associada ao SVO e/ou às suas interfaces com outros grandes projetos previstos para a Bahia de Todos-os-Santos; Engenharia e arquitetura de projeto básico para sistemas viários; Gestão de grandes obras viárias; Impacto paisagístico de obras viárias; Impacto ambiental de obras viárias; Impacto cultural de grandes obras; Impacto demográfico de projetos viários e/ou urbanísticos; Impacto socioeconômico e análise de custo/benefício de grandes projetos viários; Planejamento urbano associado a grandes intervenções viárias; e Modelagem jurídico-financeira de concessões.

O público-alvo deste edital são pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino superior, pesquisa e/ou de inovação, públicas ou particulares (sem fins lucrativos), localizadas no Estado da Bahia. As propostas devem ser encaminhadas para a Fapesb.
fonte:BahiaEconômica

Nenhum comentário: