quinta-feira, 31 de julho de 2014

Noticias sobre infraestrutura para Salvador


Dilma Rousseff diz que conclusão do metrô de Salvador é prioridade
A presidente Dilma Rousseff (PT) destacou nesta manhã, durante entrevista a rádio Metrópole FM, quais os seus projetos para Bahia caso seja reeleita. A petista deu como prioridade a mobilidade urbana e o término da obra do metrô em Salvador. “É preciso aprofundar a política de distribuição de renda, continuar com o Bolsa Família e com os demais programas sociais.Um dos pontos chaves será a reforma urbana. No tamanho que é a cidade de Salvador, temos que aumentar o transporte público urbano. O mesmo com Vitória da Conquista e Feira de Santana. Pra mim, o metrô de Salvador é prioridade. Concluir a Linha 1, como o trecho 2, e além disso, nós também queremos a construção do trecho três. Tenho uma especial atenção para os corredores transversais. São muitos investimentos nesta área, me orgulho muito de ter feita a Via Expressa Baía de Todos os Santos”, disse.

Projetos de infraestrutura na Bahia foram citados pela presidente. “Aqui na Bahia temos o projeto da Ferrovia de Integração Oeste – Leste. Nós vamos prosseguir investindo na infraestrutura. A Bahia vai virar um polo naval, algo muito importante, sem dúvida nenhuma, pois está bem localizada, em um ponto estratégico para se aproveitar da demanda da Petrobras”.

Dilma falou ainda sobre o legado de segurança pública após a Copa do Mundo. “A interação entre governo federais e estaduais garantiu uma das copas mais seguras de toda a história. Nós atuamos com planejamento antecipado, com uma gestão fazendo reuniões com secretários de segurança pública”, afirmou. Por fim, a presidente Dilma Rousseff defendeu a realização de um plebiscito para que a reforma política saia do papel e disse que tem que haver uma participação popular para que aconteça. “Tentamos várias vezes realizar a reforma política, mas não conseguimos. Eu só acredito na reforma política se houver uma grande mobilização para pegar uma consulta popular”, pontuou

Parte superior do formulário

Política

Metrô de Salvador terá 41 quilômetros até 2017, diz Rui Costa
Rui Costa, candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais tem feito a descrição dos projetos e obras previstas para Salvador e Região Metropolitana no Programa de Governo Participativo (PGP) e entre as prioridades ele registra o compromisso de concluir as obras do metrô de Salvador, até 2017. “Após anos de má gestão e acusações de corrupção, o Governo do Estado da Bahia, em apenas 11 meses, botou o metrô para funcionar”, lembrou.

“O metrô de Salvador terá 41,4 km de extensão, 22 estações, chegará até Cajazeiras e Lauro de Freitas e estará entre os três maiores do país.”, garantiu. Outra prioridade de Rui é a integração entre Simões Filho, Candeias, Dias D’Ávila e Camaçari com a capital por meio sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) numa interligação com o metrô. “A estação do metrô Águas Claras/Cajazeiras será o ponto de encontro entre o VLT. Quem mora nas cidades da Região Metropolitana e trabalha em Salvador terá o tempo do percurso casa/trabalho cronometrado”, disse.

Pela proposta, o VLT terá o trajeto entre Comércio / Calçada / Paripe / Estação São Luís – Mapele. “Todos os sistemas de mobilidade (trem, metrô e ônibus) serão integrados para promover o transporte multimodal”. Ainda no plano ferroviário, Rui vai implantar um ramal de passageiros entre Salvador e Feira de Santana e recuperar a ligação entre Dias D’Ávila e Alagoinhas. A revitalização do ramal ferroviário Belo Horizonte / Feira de Santana / Aratu (antiga FCA), criará corredores de exportação para a produção de minérios do Sudoeste, para os grãos do Oeste do Estado e da região Centro-Oeste, além da produção da região do Norte de Minas Gerais.

“Vamos ter um ramal conectando Feira ao porto de Aratu e queremos usar esse ramal para o transporte de pessoas, em um percurso de 150 quilômetros, conectando com a estação de metro em Águas Claras”, destacou. “Quando foi que a RMS teve um planejamento, um projeto estruturante como esse?”

 Publicação:TribunadaBahia

Nenhum comentário: