quarta-feira, 30 de julho de 2014

Em Salvador: obras do Governo Federal em parceria com o Governo da Bahia

Habitação

29/07/2014 19:21

Programa de Contenção de Encostas inicia primeira etapa das obras em Salvador

A primeira etapa das obras do Programa de Contenção de Encostas, executado pelo governo federal em parceria com o Governo da Bahia, começou. Na fase inicial, 18 encostas situadas em diversos locais de Salvador vão receber sustentação para garantir a segurança dos moradores.

“É o maior programa de contenção de encostas da história da capital. São quatro etapas. Já licitamos o primeiro lote que já começa. Estamos dando a ordem de serviço uma a uma. Ao todo são 98 encostas em estado de extremo risco. O investimento é de R$ 156 milhões para a correção desses problemas”, informa o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Ubiratan Cardoso.

Na tarde desta terça-feira (29) ele apresentou os projetos executivos e as melhorias previstas aos moradores do Loteamento Nogueira, localizado na Via Regional. Os trabalhos de limpeza da área e grampeamento do solo já foram iniciados, o que abre caminho para a construção de parte da Avenida 29 de Março, a qual fará a ligação entre o bairro de Águas Claras e a Avenida Paralela.

Situação melhor

O Loteamento Nogueira, juntamente com algumas ruas dos bairros de Castelo Branco, São Rafael e Cajazeiras já passam por intervenção. Ao todo, são mais de 100 operários trabalhando nas obras. Dona Maria Souza Correia, que morou 20 anos numa casa na beira de uma encosta, recorda como era viver em situação de vulnerabilidade.

“Era insegurança total. Teve um tempo em que a gente dormia e não sabia se a casa estaria em pé no dia seguinte. Para nós, que temos filhos, era uma condição subumana. Nossa moradia não tinha sustentação nenhuma”, descreve.

Outro morador, Joselito dos Santos, já passou por situação semelhante à de dona Maria. Como o imóvel dele está em condições precárias, foi encaminhado ao aluguel social, de onde pode ser beneficiado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, caso mesmo após a contenção de encosta sua habitação continue apresentado risco de desabamento.

Hoje ele curte nova vida na casa provisória. “Está muito melhor. Onde eu morava com minha família corria risco de vida. Lá [o local], onde estamos agora, é plano e temos segurança”.

Mesmo depois da conclusão de toda a obra prevista para, no máximo, um ano e meio, as famílias já podem viver um novo contexto. ”Com o início das obras já houve melhora. Os moradores já estão se sentindo seguros. Não vão precisar ficar mais com medo da casa cair”, disse o presidente da Associação dos Moradores do Loteamento Nogueira, Gilmar Batista.


Plano de contenção de encostas


Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: