quinta-feira, 31 de julho de 2014

Governo da Bahia investe 1,2 milhão em usina de beneficiamento de leite em Pedrão


Laticínio vai atender a 120 produtores no programa de agricultura familiar  Com investimentos de R$ 1,2 milhão, 120 produtores de leite serão atendidos com a usina de beneficiamento de leite do município de Pedrão, a 142 km de Salvador, e também irá atender mais seis municípios da região. A usina, que vai ocupar um galpão de 214 m² construído pela Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial - SUDIC, autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração,  foi inaugurada na manhã de hoje (30.07) pelo Governador do Estado, Jaques Wagner. O laticínio será gerido pela Cooperativa Agropecuária de Pedrão  - COAPED.
            O Governo do Estado foi responsável construção, adequação e aquisição de equipamentos para a implantação  da usina completa de beneficiamento de leite. A unidade vai produzir 10 mil litros de leite diariamente, além de queijo, manteiga e iogurte.  José da Silva, diretor da Cooperativa, destacou a importância do laticínio para a economia da região. "É uma maneira de dar assistência ao produtor na coleta do leite, além de agregar valor ao produto com a industrialização. Vamos contibuir para dar um grande impulsou à economia da região", disse Silva.
            Por sua vez, o governador Jaques Wagner disse que o laticínio é mais uma ação governamental para fortalecimento da agricultura familiar. "São 650 mil famílias que vivem da agricultura familiar na Bahia. Isso representa aproximadamente três milhões de baianos. Essa inauguração é parte do nosso programa para fortalecimento da dessa agricultura que traz desenvolvimento e emprega muita gente", afirmou o governador.
            Além de construir e equipar o laticínio, o Governo do Estado irá comprar parte da produção da COAPED. Serão gastos R$ 550 mil, por 12 meses, na compra de produtos que irão integrar a merenda escolar dos estudantes de Pedrão e cidades circunvizinhas.
            Durante o evento, a COAPED recebeu o certificado de inspeção estadual e assinou com o SEBRAE o termo de adesão ao Programa de Apoio à Gestão do Programa Vida Melhor, com validade de um ano. Com  o Ministério de Desenvolvimento Agrário, a Cooperativa Agropecuária de Pedrão assinou um Termo de Compromisso para contratar os serviços de assistência técnica e extensão rural, por três anos.
QUALIFICAÇÃO DOS COOPERADOS
            Em 2013, a SUDIC e o SEBRAE desenvolveram um plano de negócio da unidade, aplicando consultoria de acesso ao crédito, além de outras intervenções de direcionamento do projeto. Além disso, o SENAI dimensionou os equipamentos que foram adquiridos e também ministrou curso de qualificação profissional em processamento de leite e controle de qualidade, em conformidade com o padrão de higiene e qualidade adequados as normas técnicas e legislação vigentes. Com o início da operação, o SENAI irá realizar o acompanhamento do processo produtivo.
            "É extremamente importante qualificar e dar condições aos cooperados para que eles possam gerir seu próprio negócio. Isso é o papel do Governo da Bahia, de fomentar a economia da Bahia, viabilizando a instalação de empreendimentos e a geração de emprego e renda", afirmou Emerson Leal, diretor-presidente da SUDIC.
            Além do Governador Wagner e de Emerson Leal, estavam presentes no evento o secretário de Agricultura, Jairo Carneiro, o diretor geral ADAB, Paulo Emílio Torres, Edval Passos, superintendente do SEBRAE, Elionaldo de Faro Teles, diretor-presidente da EBDA, Wilson Dias, superintendente de Agricultura Familiar - SUAF, o prefeito de Pedrão, Jacob da Silva, além dos representantes da COAPED, vereadores e prefeitos de municípios vizinhos.
Fonte: Ascom/SUDIC-SICM

Nenhum comentário: