quarta-feira, 30 de julho de 2014

Governo aprova regras para leilão de energia de reserva


Início de fornecimento está previsto para 1º de outubro de 2017
O Ministério de Minas e Energia aprovou as regras para a realização do leilão de energia de reserva de 2014, segundo portaria publicada nesta quarta-feira (30) no "Diário Oficial da União".
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) cadastrou 1.034 projetos de geração de energia para o leilão, marcado para 31 de outubro, no total de 26.297 megawatts.
 
O leilão vai negociar contratos de energia na modalidade quantidade, diferenciados por fontes, com início de fornecimento previsto para 1º de outubro de 2017 e prazo de suprimento de 20 anos.
A disputa prevê fontes solar fotovoltaica, biomassa e eólica.
 
Segundo o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim,“o alto número de projetos cadastrados já nos permite antecipar que esse será um leilão bastante competitivo”.
 
Energia eólica
 
Segundo a EPE, os projetos de energia eólica predominaram com 626 empreendimentos, seguido de energia solar, com 400, e 8 termelétricas a biogás e Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Ainda segundo a empresa, pela primeira vez não disputarão o leilão com outras fontes.
 
Ainda de acordo com Tolmasquim, houve surpresa no número de projetos de energia solar. “O número de projetos fotovoltaicos (400) totalizam mais de 10 mil megawatts de capacidade instalada, ou seja, praticamente uma (usina hidrelétrica) Belo Monte”, informou.
 
Bahia se destacou
 
O estado da Bahia foi o que mais apresentou empreendimento, tanto em energia eólica (236) quanto fotovoltaica (161), totalizando mais de 10 mil megawatts de capacidade instalada.
Fonte: G1

Nenhum comentário: