quarta-feira, 30 de julho de 2014

6 parlamentares baianos estão na lista dos "cabeças" do Congresso Nacional

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou ranking com a lista dos “100 cabeças do Congresso Nacional”. Nela, seis baianos aparecem entre os mais influentes parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado. O senador Walter Pinheiro (PT) foi o único senador baiano a aparecer na listagem.
Já entre os 31 deputados federais, destaque para Amauri Teixeira (PT), Alice Portugal (PCdoB), Daniel Almeida (PCdoB), Nelson Pelegrino (PT) e Antônio Imbassahy (PSDB).
O senador Walter Pinheiro lista na categoria “Negociador”, nesta 21ª edição do Diap. Esta é a 16ª edição em que Pinheiro figura na lista dos mais influentes parlamentares do Congresso. Dos 100 mais influentes, os dez mais destacados serão eleitos pelos próprios parlamentares selecionados.
O resultado sai no final do mês de setembro deste ano. A Bahia é o sexto Estado em representatividade na pesquisa, com seis parlamentares, sendo dois do PT. O partido dos Trabalhadores mantém a liderança, com 27 deputados e 10 senadores indicados na pesquisa.
Os partidos da base de sustentação do governo Dilma – PT, PMDB, PCdoB, PDT, PR, PSB, PP, PSD e PROS – reúnem 69% da elite do  Congresso. 
A escolha é feita entre os parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas pelo Diap.
Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destaca-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

Nenhum comentário: