terça-feira, 6 de março de 2012

NOTÍCIAS - Governo

Governador e chanceler alemã conversam sobre parceria tecnológica

Foto: Roberto Stuckert/PR

Governador Wagner participa da Comitiva Presidencial em visita à Alemanha



A ampliação da parceria tecnológica entre o Estado da Bahia e a Alemanha foi tema de uma conversa entre o governador Jaques Wagner e a chanceler (primeira-ministra) alemã Angela Merkel, nesta terça-feira (6), durante visita à Feira Internacional das Tecnologias da Informação e das Comunicações (CeBIT 2012), em Hannover (Alemanha).





O governador está em Hannover como integrante da comitiva da presidente Dilma Rousseff e busca atrair empresas alemãs para o Parque Tecnológico da Bahia. Segunda-feira passada (5), ele cumpriu agenda com a presidente Dilma – abertura da CeBIT e jantar com representantes do Governo da Baixa Saxônia.



Nesta terça-feira o governador participou de reuniões com as empresas IBM, Huawei, Ericson e o Institiuto Fraunhofer, além da noite brasileira, onde foram apresentadas a cerca de 350 empresários do ramo de tecnologia de vários países oportunidades de investimentos na Bahia, prioritariamente na área de ciência e tecnologia e o Parque Tecnológico.



A CeBIT reúne 4.200 expositores de 70 países e apresenta as novidades da área de tecnologia, informática e telecomunicações. Acompanham o governador o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, dirigentes da Secretaria Estadual da Indústria e Comércio e da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb).



Parque Tecnológico



Um dos empreendimentos já confirmados, resultado de uma reunião do governador com o presidente da instituição alemã de pesquisa aplicada Fraunhofer, é a instalação de um centro de pesquisa no Parque Tecnológico, o primeiro a ser instalado no Brasil, com investimento inicial de US$ 10,5 milhões.



O protocolo de cooperação técnica com a Fraunhofer será assinado nesta sexta-feira (9), em Salvador. A Fraunhofer é o maior centro de pesquisa aplicado da Europa, voltada para as áreas de saúde, segurança, comunicação, energia e meio ambiente. Atua com 15 mil cientistas e engenheiros em todo o mundo e possui 60 centros de pesquisas e escritórios de representação na Europa, EUA, Ásia e no Oriente Médio.


AGECOM

Nenhum comentário: