quarta-feira, 14 de março de 2012

Economia

Suzano Papel e Celulose comemora 20 anos


A Unidade Mucuri da Suzano Papel e Celulose comemorou ontem 20 anos. O projeto iniciou-se em parceria com a Companhia Vale do Rio Doce na década de 80 e, ao longo dos anos, tornou-se a maior unidade integrada produtora de celulose e papel da companhia, transformando a região onde está instalada em um dos polos de desenvolvimento econômico mais importantes do Estado da Bahia.

Inicialmente aldeia dos índios Aimorés, Mucuri tornou-se vila de pescadores e foi elevada à categoria de município em 1931. Antes da implantação da fábrica, a cidade tinha entre dois e três mil habitantes, com incipiente infraestrutura urbana e de serviços e economia baseada no pequeno comércio, na pesca e no turismo de veraneio.
Com a chegada da fábrica, o perfil econômico da região mudou radicalmente. Atualmente, Mucuri e os municípios próximos apresentam melhoria nas condições materiais e na qualidade de vida da população local.

No início dos anos de 1980, a Suzano já era uma das principais empresas do setor de papel e celulose do Brasil, contando com um grande parque industrial em São Paulo que, no entanto, era insuficiente para atender à demanda crescente.

A parceria com a Vale representou, assim, a união de desejos e de oportunidades entre as duas empresas. Em outubro de 1985 surgiu o projeto da Bahia Sul Celulose: 45% de participação da Vale e 55% da Suzano e tiveram início os trabalhos para sua implantação.

O local escolhido para a fábrica foi o município de Mucuri, então uma vila cercada de fazendas.

Publicação: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: