domingo, 25 de março de 2012

No próximo dia 29.03, Salvador completará 463 anos de fundada por Tomé de Sousa




A história é contada assim:

Em 29.03.1549 Tomé de Sousa chegou com a esquadra, foi recebido por Caramuru e pelos índios que ele arregimentara e nesse dia foi escolhido o local para ser construída uma Vila que hoje é a cidade de Salvador.

Ressalto que somente em 01.05 deu inicio a construção da Vila que seria o embrião de Salvador e no mesmo ano em meados de Dezembro, a primeira capital do Brasil se erguia numa colina em frente a baía de Todos os Santos.

De 29.03.1549 mais 463 anos, chegamos a 2012.

E o que comentar sobre a terceira capital em população do Brasil de agora?

Uma cidade bonita por natureza, precisando com urgência da união de todos na amplitude da palavra, para tocar o seu destino, preservando o antigo, revitalizando grandes áreas, modernizando seu existir, com a construção sustentável de uma mobilidade urbana, agora travada pela falta de um sistema viário atualizado, permitindo a construção de estacionamentos, praças, ruas, avenidas, metrôs, pistas exclusivas para o transporte de massa, dando prioridade a construção de esgotamentos sanitários, residências populares, evitando as invasões que já proliferam e enfeiam a grande metrópole.

Do alto como passageiro de aeronave que chega ou sai de Salvador, está configurado o descaso dos governos anteriores, dos ambientalistas, dos órgãos governamentais, pois o que se observa são invasões por todos os lados e por todos os cantos e praias descuidadas, sem infraestrutura provedora de grandes ganhos com o turismo e por aí vai.

É evidente que todos sabem, que a cidade de todos os santos, todos os orixás, todos os cantos, de todas as cores, de todas as raças, de todos os credos,todos os sons, precisa continuar sendo a “Terra de Todos Nós”, mas, com o desenvolvimento que gera emprego, que ajuda reduzir a marginalidade, que ajuda aumentar a segurança e que atende até os ditames da lei, que através a Constituição nos coloca em igualdade, pois afinal “o que os olhos vêm coração sente”.

Precisamos sentir uma Salvador que hoje tem 700 mil veículos, possa já ter um milhão dentro de poucos anos, sem causar os transtornos de agora.

Parabéns Salvador pelo seu aniversário daqui a quatro dias.

Nenhum comentário: