Obras do Programa Mobilidade Salvador seguem em ritmo acelerado
Foi finalizada nesta quarta-feira (20), na Avenida Suburbana,
em Salvador, a escavação em rocha de um dos túneis que farão ligação com a
Avenida Gal Costa, seguindo até o bairro do Lobato. Assim como a nova Avenida
Pinto de Aguiar, o trajeto é parte do Corredor Transversal I (Linha Azul), que
ligará Patamares ao Subúrbio Ferroviário e terá, no total, 13 quilômetros de
extensão.
A obra consistiu na perfuração de uma parte da rocha, feita
por uma perfuratriz hidráulica de origem finlandesa. Em seguida, os buracos
feitos pela máquina foram carregados com explosivos e detonados. O processo de
detonações produz até 300 toneladas de pedras, retiradas do túnel por caminhões.
Segundo o engenheiro responsável pela operação, Fabrício Vieira, a entrega dos
túneis finalizados está prevista para o mês de outubro. “Esse tipo de rocha só
nos permite avançar com segurança cerca de 2 metros a cada dez horas. Hoje
finalizamos o primeiro túnel e vamos iniciar as obras do segundo, que devem ser
finalizadas em cerca de 20 dias”.
Mais mobilidade
Outras obras do programa Mobilidade Salvador incluem a
requalificação do trecho entre Pirajá e a Avenida Suburbana, além da construção
de nove viadutos. A construção de ciclovias e a macrodrenagem dos rios
Camurujipe e Pituaçu também integram o projeto.
Já com o Corredor
Transversal II (Linha Vermelha), o objetivo é ligar a orla atlântica e a BR-324,
por meio das avenidas Orlando Gomes, já entregue, e 29 de Março, em execução,
passando pelo Parque Tecnológico, na Paralela, e a Via Regional, chegando até
Águas Claras e totalizando 12 quilômetros de extensão. O projeto também inclui a
construção de seis viadutos, cinco pontes e onze quilômetros de ciclovia.
Repórter: Tácio Santos - AGECOM/BA.
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