segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Sesab indica novas diretrizes para gestão da saúde em Vitória da Conquista

Saúde


"Um dos objetivos do processo de reestruturação e descentralização da saúde no Estado é evitar que os pacientes precisem ir para a capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) ou cidades-polo". A afirmação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, feita durante visita ao Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, em Vitória da Conquista, nesta segunda-feira (26), reflete uma das diretrizes da gestão. 
 
Para tornar isto realidade, uma das soluções apontadas pelo secretário é a criação de consórcios intermunicipais de saúde. "Os consórcios evitam que os pacientes dos municípios do entorno de uma cidade-polo sobrecarreguem uma unidade de saúde. Hoje, na maioria das vezes que um município toma a decisão de construir um hospital, com infraestrutura e atendimento adequado, rapidamente fica sobrecarregado porque pacientes de outras localidades usam o equipamento, mas as prefeituras beneficiadas não rateiam os custos", explica Vilas-Boas.
 
Segundo o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, a cidade é referência para 73 municípios da Bahia, além de cidades do norte de Minas Gerais. A diretora do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), Marilene Ferraz,  afirma que "aqui atendemos cerca de três mil pacientes por mês, sendo que 80% dos casos são de baixa complexidade. Isso significa que poderiam ser atendidos em unidades de menor complexidade, como UPAs [Unidades de Pronto-Atendimento], nos próprios municípios da região, sem a necessidade de deslocamentos”.
 
Extinção das Dires
 
Ao conhecer a sede do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, o secretário ressaltou que a extinção das 31 Diretorias Regionais de Saúde foi acertada. “As Dires foram criadas em 1973, em um contexto de sociedade muito mais atrasado tecnologicamente do que o que vivemos hoje em dia”. 
 
Com a extinção das Dires, cerca de 700 profissionais de saúde poderão atuar de forma direta na prestação de serviços para a comunidade. "Uma das ações planejadas é fazer com que os mais de 50 dentistas possam atender nas escolas, enquanto que outros profissionais de saúde iriam para unidades de assistência, como hospitais, mas tudo de forma democrática e com diálogo", afirma Vilas-Boas.
 
O prefeito Guilherme Menezes concorda com as iniciativas que visam gastar menos com burocracia, prédios e energia para que se possa realocar em medicamentos, salários, equipamentos e serviços para a população. "Essa sintonia de ações para se evitar desperdício de tempo e otimizar recursos é sinal de dias mais produtivos para a saúde na Bahia”.
Fonte:Secom

Nenhum comentário: