sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Rui Costa se emociona em discurso de posse ao falar sobre a família

Ele se emocionou ao falar para o pai, seu Clóvis, presente na cerimônia, e ao lembrar da história de vida da mãe
Clarissa Pacheco - Correio24horas
Foi com um discurso carregado de emoção e cheio de lembranças da mãe, dona Maria Luzia, que Rui Costa (PT) tomou posse como governador da Bahia, na manhã de ontem, no plenário da Assembleia Legislativa. Ele e o vice, João Leão (PP), foram empossados pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT)
Rui Costa chora ao abraçar o pai, Clóvis, durante a cerimônia em que foi empossado governador da Bahia (Foto: Arisson Marinho)

Durante o discurso, que durou cerca de 40 minutos, Rui agradeceu o apoio da família, amigos e eleitores. Ele também se emocionou ao falar para o pai, seu Clóvis, presente na cerimônia, e ao lembrar da história de vida da mãe. Dona Maria Luzia, doceira e faxineira no bairro da Liberdade, morreu há 20 anos, vítima de câncer, e deixou um legado de trabalhos sociais voltados para crianças da comunidade.

A presença da ex-vizinha Marilene, parceira da mãe nos projetos sociais, fez com que o governador interrompesse o discurso, emocionado. “Meu pai ajudou na formação do meu caráter, mas quem estruturou a minha alma foi a luta da minha mãe e de mulheres como dona Marilene, que por vezes abandonavam a própria família para cuidar das crianças da rua”, lembrou.

Mas não foi apenas a emoção que conduziu o discurso do novo governador. Rui voltou a falar sobre as três áreas prioritárias de governo – educação, saúde e segurança – e reafirmou que fará uma gestão participativa. Rui afirmou ainda que inclusão social e desenvolvimento econômico serão as principais diretrizes do governo. 

Para a educação, convocou professores e servidores para elevar os indicadores educacionais da Bahia e afirmou, diante do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que injetará recursos em escolas da rede municipal. Rui também prometeu estar na linha de frente para buscar novos recursos para a saúde. Já na área de segurança pública, ele disse que convocará policiais civis e militares para a consolidação de uma polícia cidadã.

Durante o discurso, Rui também cometeu uma gafe ao citar trecho de um poema disseminado nas redes sociais, por meio de postagens de autoajuda, cuja autoria é falsamente atribuída à escritora Clarice Lispector.  “Peço licença para citar um trecho de um poema que me foi enviado, recentemente, por um amigo, como forma de incentivo: ‘Sonhe com aquilo que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer’”, citou Rui.

Nenhum comentário: