quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Governo / Sistema de abastecimento de água beneficia mais de seis mil moradores de Glória


Em visita ao município de Glória, na microrregião de Paulo Afonso, nesta quinta-feira (29), o governador Rui Costa se reuniu com a comunidade escolar em um colégio estadual e entregou o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (Siaa), que beneficia mais de seis mil moradores. "E água tratada, de qualidade, o que é bom para a saúde da população. Nós estamos cuidando para não faltar água para os baianos. Essa é a nossa meta e vamos continuar trabalhando".

O sistema integrado amplia o abastecimento na sede municipal e atende moradores de dez localidades da zona rural. Moradora do distrito de Ilha das Flores, a dona de casa Angélica das Neves comemorou. "Essa água é muito importante para a gente porque não precisamos mais carregar balde na cabeça e é melhor para nossa saúde".

Também consomem água tratada agora os moradores de Riachão, Malambá, Porto da Serra, Freitas I, Freitas II, Torquato I, Sítio da Lagoa, Torquarto II e Queimadas. Antes de chegar à torneira das residências, a água captada no Lago Moxotó passa pela adutora de 27,5 quilômetros, que foi construída. Do sistema constam ainda estações elevatórias e de tratamento de água. Mais de 740 ligações domiciliares foram feitas por meio de uma rede de distribuição de 23,2 quilômetros.

Executada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), a obra teve investimento de R$ 6,9 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal. Participaram do evento os secretários estaduais de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, e de Relações Institucionais, Josias Gomes.

Escolas 

Em continuidade à série de visitas a unidades escolares, Rui Costa conheceu as instalações do Colégio Estadual Reis Magalhães. A escola, que atende 500 alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio, deve passar por obras de ampliação da estrutura física e ganhar uma quadra poliesportiva. Rui Costa também visitou o Centro Educacional Professor Alípio Mártir de São José Ferreira (Ceaf), da rede municipal. A proposta é aproximar a realidade de cada escola e as ações previstas no pacto pela educação, que em breve será lançado oficialmente.

"É a oportunidade para falarmos pessoalmente com o governador sobre o que precisamos para melhorar o ensino", afirmou o aluno Ramon Lima, do Colégio Reis Magalhães. Além de Glória, Rui Costa já visitou unidades escolares nos municípios de Nova Redenção, Itabuna, Itapetinga, Muritiba, Planaltino e Salvador.

Nenhum comentário: