sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Mobilidade urbana - importante vetor que tem o apoio do governo Rui Costa

Cidade - Publicação da Tribuna da Bahia

Até 2016, Salvador poderá estar ligada a Lauro de Freitas pela futura pista

por
Tamirys Machado
Publicad
O governador do estado da Bahia, Rui Costa, revelou que no dia 14 de janeiro, próxima quarta-feira, será assinada a ordem de serviço para início das obras da Via Expressa Contorno de Lauro de Freitas. A obra permitirá o acesso a Camaçari e às praias do Litoral Norte, sem precisar passar pelo município de Lauro de Freitas, desafogando o tráfego na região. Conforme o chefe do executivo estadual, a previsão de entrega é de um ano e meio.



Orçada em R$300 milhões, a Via Expressa interligará as rodovias CIA-Aeroporto (BA-526) e Estrada do Coco BA-099, com um acesso na Rua Gerino de Souza, conhecida como Rua da Adutora. A via contemplará uma pista dupla, com duas faixas por sentido e com canteiro central. A Concessionária Bahia Norte (CBN), que administra a BA-093, sistema de rodovias que inclui a região da Cia-Aeroporto e Via Parafuso, será responsável pela execução da obra e manutenção da via. O diretor de Comunicação da Concessionária, Cledson Castro, afirmou que a previsão é começar as obras no próximo mês. “Nós temos uma previsão de iniciar as obras na primeira quinzena de fevereiro e, se tudo ocorrer dentro do prazo, em 18 meses estará pronta. Já possuímos as licenças ambientais e após a assinatura da ordem de serviço estaremos aptos a começar a intervenção”, pontuou. Ele explica que desta verba de R$300 milhões, a quantia de R$208 milhões foi adquirida através de financiamento junto ao Banco do Nordeste e  Desenbahia.
Conforme a Bahia Norte, o ponto principal desta intervenção é melhorar a mobilidade na região, reduzindo expressivamente o tempo de viagem para quem mora em Salvador e frequenta as praias do litoral, em Camaçari ou Mata de São João. Ele explica como será o novo tráfego. “Esse trecho da Via Expressa terá 11,2 quilômetros de extensão, e será adicionado ao sistema BA-093. A função principal é melhorar a mobilidade na região central de Lauro de Freitas, e reduzir significamente o congestionamento no miolo da cidade, já que a partir da Estrada do Coco tem um índice grande de congestionamento. A via vai induzir os condutores que entram na Cia- Aeroporto a utilizarem os 11 quilometros da pista como alternativa e já saírem em Abrantes”, explicou. Ele prevê que a redução do tempo de viagem pode chegar até 50%. 
Pedágio
E quem mora em Salvador e não deixa de frequentar as lindas praias do Litoral Norte, principalmente na alta estação, como Jauá, Jacuípe, Arembepe, Imbasshay, pode ficar tranquilo que não pagará outro pedágio na ida. O pedágio na via será unilateral, ou seja, os motoristas que saem de Salvador não pagarão, já aqueles que vierem da Estrada do Coco sentido à rodovia, serão cobrados. O valor da tarifa será a mesma já cobrada na BA-093, R$1,60 para motos e R$3,20 para carros de passeio. “Não temos uma praça de pedágio para quem vem de Salvador, porque foi feito cálculo técnico em relação ao fluxo de veículos”, explica Castro. Segundo o diretor, trafegam diariamente na BA-093 aproximadamente 70 mil veículos por dia. Já na CIA-Aeroporto, cerca de 25 mil veículos. Castro ressaltou ainda os benefícios em ter uma rodovia pedagiada. “Quem trafegar por ela vai ter o atendimento hospitalar, socorro mecânico e todos os benefícios da BA-093”, destacou.  

O acordo para a implantação do projeto havia sido assinado desde janeiro do ano passado, entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Lauro de Freitas e a Concessionária Bahia Norte (CBN), porém as obras não iniciaram. “Existe uma série de variáveis até a assinatura da ordem de serviço, tem as questões técnicas do projeto, licenciamento ambiental, questões de engenharia, desapropriação, análise de roteiro, impacto para as pessoas, custo da obra, então tudo isso é levado em conta até a assinatura”, justificou. Ele informou ainda que consta no projeto a desapropriação de algumas casas. “Já está em andamento o trabalho de identificação do local que será desapropriado, e tudo isso faz parte de projeto”, finalizou. 

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