quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Bahiaeconômica publicou:

METRÔ: ESTAÇÃO BOM JUÁ SERÁ ABERTA EM MARÇO E PIRAJÁ EM JUNHO
07/01 - 08:20hs -

Em dois meses, a linha 1 do metrô vai crescer um pouco mais e chegará a 8,7 km com a inauguração da Estação  Bom Juá. A previsão do novo trecho foi anunciada pelo governador Rui Costa (PT) durante visita às obras da estação, ontem pela manhã.

De acordo com o cronograma das obras, a Estação  Bom Juá deveria ser entregue em janeiro, juntamente com a de Pirajá, que também foi adiada. Segundo o governador, a obra deve ser concluída ainda este mês, mas antes passará por testes e ajustes. Bom Juá será a sexta estação do metrô. Governador diz que só falta acabamento e testes de parte elétrica. Por isso, só estará disponível para a população em março. Com a nova estação, a viagem da Lapa até Bom Juá será feita em 12 minutos. “A obra da estação propriamente dita está em fase de acabamento, precisa testar a parte elétrica, dos trens”, disse o governador.

Hoje, o trecho entre a Lapa até o Retiro tem 7,3 km – 1,7 km a mais de quando o metrô foi inaugurado, em junho do ano passado.  Com a inauguração, cerca de 100 mil pessoas que moram nos bairros de Arraial do Retiro, Bom Juá, Fazenda Grande do Retiro e São Gonçalo do Retiro  devem ser beneficiadas. Atualmente, cinco estações estão em funcionamento: Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro.

Rui Costa afirmou que o governo encomendou à CCR estudos para garantir acessibilidade dos moradores do entorno. “Nós vamos ter obras complementares, inclusive existe a possibilidade de colocar teleféricos em algumas estações para as pessoas que moram em morros próximos”, disse.

O ponto de parada em Bom Juá já está 90% concluído, segundo o diretor-presidente do grupo CCR, Harold Peter Zwetkoff. O que falta agora é instalação da parte elétrica, catracas de bloqueio e o sistema de telecomunicações.

O governador também estimou que ainda essa semana seja dado um novo passo para a ampliação do metrô de Salvador, com a liberação do alvará para a construção da linha 2, que passa pela Paralela e vai até o aeroporto. “Esse ano pode se iniciar as obras, espero essa semana ainda dar ordem de serviço na linha 2 e teremos a sequência do trem chegando ao Iguatemi e depois na Paralela”, disse Costa. A previsão é de que a linha 2 seja concluída em 2017. (Correio)

Nenhum comentário: