quarta-feira, 7 de janeiro de 2015


CASA CIVIL GARANTE QUE BAMIN VAI FAZER O PORTO SUL
07/01 - 07:40hs - JOÃO PAULO LIMA
 
 
 
Em entrevista ao portal Bahia econômica, o atual secretário da Casa Civil Bruno Dauster conversou sobre a questão levantada ontem no portal referente ao preço do minério de ferro e a possibilidade da Bahia sofrer danos em relação a construção do Porto Sul e da Ferrovia Oeste Leste. Segundo a matéria publicada ontem, a Bamin (empresa de mineração do estado), poderia sofrer muitos prejuízos devido o preço do minério está muito baixo. O secretário Bruno explicou que a oscilação do preço é constante e que o estado não trabalha com a possibilidade da empresa não fazer o porto sul .

“Os preços do minério de ferro oscilam historicamente e não se fixam os seus valores mais baixos. A médio e longo prazo, a tendência é o retorno a preços que rentabilizam minérios de ferro com custos de extração superiores aos da Bamin. Nesse sentindo, a Bamin mantém o interesse de instalação de seu terminal junto ao Porto Sul, para exploração da mina de Caetité. O Estado não trabalha com a hipótese de inviabilização do terminal portuário da Bamin. Tanto a empresa quanto o governo estadual têm cumprido todos os seus compromissos e estudos para dar viabilidade ao Porto Sul”.
 
Em relação as dificuldades que a empresa teria para construir o porto e a possibilidade de utilização do Porto de Aratu o secretário explica que o porto não conseguiria atender as necessidades da empresa para exportação. “A logística para exportar pelo Porto de Aratu não atende os grandes volumes, necessários para suprir a demanda da Bamin. Pela Ferrovia Centro Atlântica, ela seria demasiadamente onerosa, necessitando de um incremento de investimento altíssimo, que se refletiria nos custos operacionais. Por outro lado, o investimento previsto para a implantação do Porto Sul é uma parcela pequena no conjunto de operação da Bamin”.
 
Para fechar o secretário Bruno disse que o Porto Sul vai sim ser o local de escoamento dos minério do oeste da Bahia. “A produção de ferro da Bamin e de outras mineradoras será feita pelo Porto Sul. Outros vetores de escoamento dos graneis agrícolas agregam movimentação no terminal do Porto Sul, bem como de outras cargas em geral”, garantiu o secretário.

Veja Também:
Preço do ferro pode inviabilizar produção na Bahia e comprometer o Porto Sul

Nenhum comentário: