O projeto do PAC na área de infraestrutura e logística prevê o investimento de R$ 381 milhões na ligação da BR-324 ao Porto de Salvador.
Após a passagem dos 200 anos da abertura dos portos às nações amigas com a chegada da Coroa Portuguesa na Bahia, o Governo do Estado, através das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Infraestrutura e a Conder – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, em parceria com o Governo Federal, inicia as obras da Via Expressa Baía de Todos os Santos, a mais importante intervenção na área de infraestrutura viária da capital dos últimos 30 anos.
A integração econômica foi eleita como uma das prioridades, com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais, impulsionando o desenvolvimento social e a geração de emprego e renda. Nesse contexto, a articulação com o Governo Federal foi decisiva para a captação de recursos que garantissem as duas principais obras anunciadas até o momento: a Via Expressa de Acesso ao Porto de Salvador e a Ferrovia Oeste-Leste, que ligará os municípios de Luis Eduardo Magalhães e Ilhéus.
A construção da Via Expressa (BR-324 – Porto de Salvador), além de propiciar um novo acesso, moderno e seguro, dando mobilidade ao transporte de cargas que atualmente utiliza as avenidas San Martin, Bonocô ou Suburbana, modificará profundamente o trânsito na área central da cidade. Os estudos de tráfego apontaram uma expectativa de 62 mil veículos, por dia, utilizando as dez
faixas, sendo seis urbanas e quatro exclusivas de carga (3,4 mil caminhões), da nova via projetada pela Conder. Sem falar na opção de um novo acesso na cidade, principalmente à área da Cidade Baixa, e a solução definitiva para os congestionamentos na região da Rótula do Abacaxi.
Para o diretor de operações e coordenador executivo, Armindo Gonzalez, houve um salto de qualidade com relação à concepção do projeto anterior. “A Via Portuária, como ficou conhecida tecnicamente, era uma via segregada, que não dialogava com a cidade, então evoluímos, contando com a contribuição dos nossos parceiros: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes –
(DNIT), Companhia das Docas do Estado da Bahia – (CODEBA) e Secretaria
Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SEDHAM),
para uma proposta de integração com o sistema viário existente, utilizando soluções como túneis, passarelas, viadutos, ciclovias e calçadão, para promover a circulação e a acessibilidade”.
Questão Ambiental
Ambientalmente o projeto da Via Expressa pode ser considerado um modelo.
Além das questões relacionadas à diminuição da emissão dos gases poluentes na atmosfera, já que será disciplinado o transporte de cargas na cidade, evitando acidentes e engarrafamentos no trânsito, estão previstas ações importantes de reflorestamento. Quanto à poluição sonora, prevista em qualquer obra da construção pesada, principalmente aquelas que utilizam explosivos, a Conder realizará o monitoramento de todas as intervenções, respeitando os índices necessários à segurança da população. O licenciamento ambiental foi concedido por unanimidade pelo Comam – Conselho Municipal de Meio
Ambiente, com a relatoria do Gambá – Grupo Ambientalista da Bahia, atendidas todas as condicionantes.
O desenvolvimento econômico previsto se alinha à inclusão social, já que além dos projetos sociais de mobilização das comunidades do entorno da nova via, estão previstas ações de requalificação urbana e ambiental, como redimensionamento de canais (macrodrenagem) e urbanização de encostas: Túnel Américo Simas - Ladeira da Água Brusca, Ladeira da Água Brusca – Via Expressa, Via Expressa – Plano Inclinado da Liberdade. Além da construção de unidades habitacionais com toda a infraestrutura.
Audiências Públicas
Devido à nova forma de atuação do governo, caracterizada pela participação da sociedade nas decisões e a transparência nas ações, e a dimensão do projeto da Via Expressa Baía de Todos os Santos, a Conder realiza desde o ano passado dezenas de audiências públicas. O objetivo foi apresentar e debater com as comunidades do entorno e afetadas diretamente pela intervenção, principalmente os moradores e comerciantes, todos os detalhes e o impacto previsto, visando minimizar os efeitos e propiciar o acompanhamento da obra, através da formação de uma comissão representativa.
Extensão - 4.297 m
Percurso - Porto de Salvador / Br-324
Trajeto - Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo dois Leões, Av. Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte (Br-324).
Faixas – 10 faixas de tráfego, sendo 6 para tráfego urbano e 4 exclusivas para veículos de carga.
Túneis (03) - 370m
Elevados (14) - 4.142 m
Pista de Rolamento - 23.225 m
Passarelas – (4)
Ciclovia - 3.200 m
Passeio - 35.500 m²
Assessoria de Comunicação da Conder
3117-3626/3658
Nenhum comentário:
Postar um comentário