sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Política
Governador defende entendimento para aumentar recursos para a saúde

O governador Jaques Wagner defendeu nesta quinta-feira (1º), na 14ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, um entendimento que permita o aumento dos recursos para o setor. Wagner disse que a despeito de melhoras na gestão e na economia, o orçamento per capita é pequeno, defendendo o aumento dos recursos para o financiamento da saúde.

Por esse motivo, o governador justificou a sua defesa na criação da Contribuição Social para a Saúde, a CSS. O governador disse que, além disso, do ponto de vista do orçamento federal, deveria ser aprovado pelo Congresso, se não houver consenso em torno dos 10% para o setor, uma fórmula alternativa. Ele sugeriu, durante um debate realizado na Conferência, que os recursos para a saúde tenham correção pela inflação do ano anterior acrescida de ganho real, o que poderia ser discutido a cada ano pelo Congresso.

Questionado sobre a falta de entendimento entre o Executivo e o Legislativo com relação ao orçamento, Wagner disse: “Eu já fui deputado federal e não adianta estigmatizar a relação entre Executivo e Legislativo, tem que ser uma questão de parceria”. Destacou que, na bancada da saúde, a maioria dos parlamentares é da base do governo, e que a falta de acordo sobre as formas de financiamento da saúde faz parte do estica e puxa da democracia. “Temos que aproveitar a oportunidade da realização da conferência para criar um novo caminho com alternativas para o financiamento da saúde”, defendeu.

Questionado sobre a falta de fiscalização, o governador disse que confia na Controladoria Geral da União (CGU), afirmando que a fiscalização feita nos municípios tem tido resultados, e os gestores que tiveram problemas estão sendo fiscalizados pela CGU. O governador defende maior controle social nas verbas da saúde. “A transparência tem que ser a nossa bandeira no controle das verbas da saúde”, afirmou.
Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: