sábado, 3 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS - Saúde


Sesab reativa Centro de Testagem e Aconselhamento



O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, entregou, nesta sexta-feira (2), à população baiana, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), unidade do Centro Estadual de Assistência, Diagnóstico e Pesquisa (Cedap), localizado na rua Comendador José Alves Ferreira, no bairro da Fazenda Garcia, em Salvador.


Durante a cerimônia de reativação da órgão, Jorge Solla falou do objetivo do centro, que amplia as possibilidades de melhoria e acesso da população ao diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Segundo o diretor do Cedap, Adriano Oliveira, o CTA está sendo recuperado com o intuito de assistir à população com a descoberta precoce das DSTs, permitir maior rapidez no tratamento, aumentar a perspectiva de vida e reduzir casos de doenças como a sífilis e Aids.



Diagnóstico

“Conforme análise feita no Hospital Couto Maia, 40% dos pacientes com Aids, que chegam à unidade, não sabem que são soro positivo”, explicou Adriano Oliveira. Ele informa que o CTA proporcionará ao cidadão baiano acesso ao diagnóstico de DSTs, sem a necessidade de apresentar solicitação médica, facilitando a detecção das doenças. “Inicialmente, o centro contará com cinco profissionais e terá à disposição uma estrutura laboratorial”.

O evento contou ainda com a presença da superintendente da Vigilância Epidemiológica e Proteção à Saúde, Alcina Andrade, do diretor de Gestão da Rede Própria, Paulo Barbosa, do presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST)/Regional Bahia, Roberto Fontes, entre outros representantes da Secretária da Saúde do Estado (Sesab).


O Cedap é uma unidade de saúde pública do Sistema Único de Saúde (SUS) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ligada à Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS). O centro é referencia para Doenças Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, e está em constante processo de qualificação de seus trabalhadores e implantação de novas tecnologias e apoio às pesquisas.
AGECOM

Nenhum comentário: