quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Estação de Passageiros de Salvador

Licitação do terminal de cruzeiros acontece dia 3
Fonte: Perspectiva do Terminal

Os condicionantes apresentados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para o projeto do Terminal de Cruzeiros Marítimos serão acatados. A garantia foi dada ontem a esta Tribuna pelo diretor-presidente da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças.

“(as condicionantes) Estão sendo analisados junto com a Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan)”, acrescentou o gestor, que garantiu a realização da abertura de propostas da obra para o dia 3 de janeiro, conforme aviso publicado no Diário Oficial da União.
 A obra foi projetada em parceria com o órgão estadual e a Fundação Mario Leal Ferreira, da prefeitura.

Orçado em torno de R$ 33 milhões, o terminal integra as ações preparatórias para a Copa do Mundo de 2014. Rebouças esclareceu que o processo licitatório sofreu uma interrupção, decidida pela própria Codeba, após manifestações das empresas interessadas com relação aos preços, mas a questão já está equacionada. O terminal é uma proposta alternativa à manutenção e ao uso dos armazéns 1 e 2 da Codeba, que serão eliminados, e Integra o conjunto de propostas para a revitalização do Centro Antigo de Salvador.

Ocupará uma área de 3.393,48 metros quadrados - cerca de 2 mil metros quadrados destinados ao terminal propriamente dito. Ao lado será erguido um prédio de três pavimentos, e 7,9 mil metros quadrados de área construída, que abrigará embarque/desembarque, alfândega, espaço para despacho de bagagem e check-in, restaurante, quatro lanchonetes e órgãos ligados à atividade portuária: Receita e Polícia federais, Ministério da Agricultura, Anvisa e Juizado de Menores. O prazo para a compra do edital é 28 de dezembro.

Empresas ou consórcios que pleiteiam participar do certame têm acesso ao documento na tesouraria da Codeba – órgão localizado na Avenida França, no Comércio, no período de 13h30 às 17h.


Entrega será em maio de 2013


José Muniz Rebouças frisou que o Terminal de Cruzeiros Marítimos – cuja entrega está prevista para maio de 2013 – vem beneficiar um segmento em alta, que somente no verão passado gerou R$ 43 milhões em atividade econômica. “É uma obra importante para o turismo. A Copa é um justificador inicial do investimento. (Neste caso) você tem um segmento econômico importante”, afirmou, acrescentando que o volume de navios de cruzeiros cresce a cada temporada.

Entre 2010-2011 - segundo estudo da FGV encomendado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) – Salvador foi o porto com maior movimentação de turistas e movimentação econômica fora do eixo Rio-São Paulo, quinto no ranking geral.

Entre 2011-12, Salvador receberá um total de 114 cruzeiros, que movimentarão 260 mil passageiros. Somente no período do Carnaval serão sete desembarques, movimento que projeta um fluxo de 26,6 mil turistas no período. Entre 1995 e 2010, o número de turistas que chega a Salvador de navio cresceu 1.067%. Para o bimestre janeiro e fevereiro próximos, a previsão é de pelo menos um desembarque por dia. “Hoje (ontem) mesmo, pela manhã, estava negociando a atração de um navio da MSC para 4,5 mil passageiros”, disse Rebouças.

O diretor presidente da Codeba relatou que não apenas as intervenções visando a integração do porto com a cidade, mas também o receptivo aos turistas que chegam por navio são realizados em conjunto com outros órgãos da União, Estado ou Município vinculados ao tema. “Já estamos planejando a temporada 2012-2013. É um planejamento que começa em setembro e visando o ano seguinte”, acrescentou

Nenhum comentário: